Centro Cirúrgico do CHM de SCS é reinaugurado com equipamentos de ponta

401 0

Da Redação – Nesta quarta-feira, o prefeito José Auricchio Júnior e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, reinauguraram o Centro Cirúrgico Prof. Dr. Carlos Alberto Bezerra, no Complexo Hospitalar Municipal, em São Caetano do Sul.

Totalmente revitalizado do ponto de vista estrutural e de equipamentos, o centro cirúrgico tornou-se um dos mais modernos da região do ABC. “Em termos de complexidade, esta é a principal obra que estamos entregando ao município nesses 17 meses de gestão”, afirmou o prefeito Auricchio, durante a cerimônia de reinauguração.

“Não foi uma simples reforma. O centro cirúrgico está mais moderno e melhor equipado. Instalamos equipamentos de última geração, que garantirão maior segurança ao paciente, reduzindo os riscos de infecção”, destacou a secretária Regina Maura. Também por questões de segurança, as primeiras cirurgias do novo centro cirúrgico ocorrerão em cerca de 10 dias, período em que todos os equipamentos serão submetidos a testes.

DO TETO AO CHÃO – O centro cirúrgico estava fechado em 4 de janeiro de 2017. Logo no começo da gestão, o prefeito e a secretária verificaram que o local não tinha as mínimas condições de uso. Havia infiltrações, goteiras e parte do teto havia desabado em uma das salas de cirurgia. De seis salas disponíveis, apenas três continuavam funcionando, em condições precárias.

Foi feita uma reforma completa. Agora, o espaço conta com seis salas cirúrgicas e tecnologias avançadas que garantem maior eficiência e segurança nas intervenções cirúrgicas, como as mesas cirúrgicas elétricas, painel de monitoramento eletrônico e ar condicionado com fluxo laminar, que garante a esterilidade do ambiente: “ele cria uma ´cortina´ de ar esterilizado em torno da mesa cirúrgica, criando uma barreira que impede a contaminação”, explica a arquiteta Vanessa Fernandes, responsável pela obra.

Os focos cirúrgicos que fazem a iluminação das salas são todos equipados com lâmpadas de LED e dois deles também trazem uma câmera de vídeo, o que permitirá a gravação e a transmissão de cirurgias à distância, o que permitirá a participação de especialistas, ou, mesmo, a capacitação de estudantes de Medicina.

E sob o piso lavável, de manta vinílica, há um revestimento de cobre que funciona como um aterramento e evita interferência entre os equipamentos. “Esse piso condutivo tem a garantia de, no mínimo, 10 anos”, diz a arquiteta.

Foram investidos na obra R$ 980 mil, do tesouro municipal, além de R$ 1 milhão em equipamentos, por meio de emenda parlamentar apresentada pelo deputado Alex Manente (PPS).

HOMENAGEM – O nome do centro cirúrgico é uma homenagem a Carlos Alberto Bezerra, professor da Faculdade de Medicina do ABC. Urologista graduado pela Universidade de São Paulo em 1986, o Prof. Dr. Carlos Bezerra foi um profissional querido e respeitado por pacientes e alunos. Faleceu em março deste ano, deixando como legado a lembrança de um profissional competente e dedicado. Bastante emocionada, a esposa do Dr. Carlos Bezerra, Suzette Ferreira dos Santos, agradeceu à homenagem em nome da família: “Esta homenagem nos enche de orgulho. Ela marca a trajetória de um profissional reconhecido por seu trabalho e entusiasmo, sempre buscando inovação para oferecer uma medicina de qualidade”, declarou.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Centro Cirúrgico do CHM de SCS é reinaugurado com equipamentos de ponta"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *