Centenário Lyra da Serra muda de nome, e resiste imponente ao tempo…

1391 1

* Carlos Alberto Coquinho Bazani – A Sociedade Recreativa Lyra da Serra, fundada em 1903, à Rua Antonio Olyntho, no Centro da Vila Ferroviária de Paranapiacaba, a exemplo de todos os imóveis da localidade, remetia os visitantes e seus moradores, os antigos funcionários da vila ferroviária de Santo André, ao clima londrino.

No ano de 1907 foi iniciada a construção de um grande edifício de dois andares, baseada nas características da arquitetura inglesa, utilizando materiais nobres, como madeira pinho de riga e telhas francesas, dando um toque especial de beleza e suntuosidade. As escadas de madeira do salão principal, revestidas de veludo, levavam aos camarotes reservados aos diretores da SPR (São Paulo Raywail),  autoridades e suas respectivas famílias.

E a diversão no local era garantida. Nas noites de domingo eram exibidos filmes mudos, geralmente seriados. E nos finais de semana havia a apresentação da Banda Lyra e Orquestra composta por músicos amadores locais, com repertório variado, desde marchas, dobrados, valsas e até peças de compositores clássicos.

O salão principal era também utilizado como quadra esportiva, palco para apresentaçoes teatrais e promoções de bailes. O clube dispõe de outras dependências que acomodam a biblioteca, sala de troféus, salão de jogos, área de exposição de fotos e documentos que registram e preservam o patrimônio histórico e sócio-cultural da comunidade local.

O nome atual União Lira Serrano surgiu do resultado da fusão entre a Sociedade Lyra da Serra e o Serrano Football Club, que foi restaurado em 2005 preservando as características originais da construção.

Atualmente, o Lira dispõe de um café/bar onde são servidos sucos, refrigerantes, lanches e produtos de confeitaria e pacificação, em confortáveis mesas e cadeiras estilizadas para maior comodidade dos frequentadores do espaço.

Anualmente, são realizados diversos eventos no União Lira Serrano, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, entre eles o Carnaval, Festa do Cambuci, Convenção das Bruxas, Festival de Inverno, Mostra de Cinema e outras atividades artísticas/culturais.

12735671_1776506772584003_1767669755_n* Carlos Alberto Coquinho Bazani é natural de Santo André. Foi colaborador do Jornal Informação Resumo Jovem; da Gazeta do Grande ABC; da Rádio Orion FM e trabalhou na Assessoria de Comunicação e na Secretaria de Educação Cultura e Esportes de Santo André. É membro eleito do Conselho Diretor do Fundo de Cultura, além de coordenador do Bloco O Beco do Conforto. Contato com o colunista: carlosalbertobazani@gmail.com.br

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

1 comentário on "Centenário Lyra da Serra muda de nome, e resiste imponente ao tempo…"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *