CBG promove nova palestra no bojo das ações do Programa de Integridade

34 0

Paulo Schmitt, consultor jurídico da CBG, abordou questões relacionadas à prevenção e enfrentamento de assédios, abuso, preconceito e doping

Da Redação – E o Programa de Integridade da Confederação Brasileira de Ginástica continua a todo o vapor. Nesta semana, a entidade ofereceu uma palestra especificamente voltada para os atletas e treinadores da Ginástica Artística Masculina. O conteúdo foi apresentado por Paulo Schmitt, um dos maiores especialistas em Direito Desportivo do País.

“A direção da CBG tem um compromisso sólido com o combate a qualquer forma de abuso, assédio e preconceito. Quanto mais reforçarmos a integridade, menor será a frequência da ocorrência de fraudes e violência”, diz o advogado.

Em pouco menos de uma hora de uma exposição sucinta, em linguagem acessível, Schmitt abordou diversos aspectos relacionados ao tema, e também incentivou a comunidade da ginástica a se informar constantemente sobre o assunto. Uma das dicas que repassou é a participação nos cursos de combate ao racismo e de combate ao assédio oferecidos pelo Instituto Olímpico Brasileiro, ligado ao Comitê Olímpico do Brasil. “São cursos muito bons, rápidos, e podem ser realizados a distância”, explicou.

Schmitt esclareceu também que o fortalecimento da integridade é uma questão fundamental para a própria sobrevivência do esporte. A integridade, ainda segundo ele, se assenta numa pirâmide cuja base é formada pela Educação, Fiscalização e Punição, tendo o Controle como vértice.

 “As ações educacionais devem ser permanentes, duradouras. A gente vai fazer de tudo para que a comunidade da Ginástica se sinta segura. Caso alguém não se sinta, deve encaminhar sua denúncia. Construímos canais específicos para isso. É fundamental que todos saibam que essa denúncia pode ser anônima. O que importa mesmo é que ela seja feita”, disse Schmitt.

Como não poderia deixar de ser, mais uma vez Schmitt abordou o tema doping, inclusive trazendo alguns detalhes sobre o Código Brasileiro Antidopagem, que tem uma nova versão, em vigência desde janeiro deste ano – o tema será abordado com mais profundidade em futuras ações do Programa de Integridade da CBG.

Mais uma vez, Schmitt destacou a importância da denúncia que os atletas devem oferecer sempre que forem abordados por eventuais aliciadores.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "CBG promove nova palestra no bojo das ações do Programa de Integridade"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *