‘Cartas para um Século Perecível’, da ELT, está na Agenda Cultural

96 0

Agenda terá atividade da Escola Livre de Dança, música, cinema, literatura entre outras atrações pelas redes sociais

Texto: Marcos Imbrizi – Crédito-foto: Divulgação/PMSA

Da Redação – A estreia de ‘Cartas para um Século Perecível’, com a Turma 21 do Núcleo de Formação de Atores e Atrizes da Escola Livre de Teatro (ELT), é o destaque da semana da Agenda Cultural Online de Santo André. A série de apresentações, a primeira da escola com interpretação simultânea em Libras, terá início nesta terça-feira (24) e prosseguirá nos dias 1º, 2 e 8 de dezembro, às 21h. As exibições serão realizadas pelas redes sociais. Indicação: 16 anos. 

A agenda desta semana terá ainda a programação da Escola Livre de Dança (ELD) até quinta-feira (26), além de música, cinema, teatro e literatura, entre outras atrações gratuitas. Por conta da pandemia da Covid-19, as atividades serão apresentadas pelas redes sociais. Confira a seguir.

O espetáculo ‘Cartas para um Século Perecível’ é um verdadeiro emissor de cartas no qual toda palavra de cada remetente ganha destino numa cena digital. A mescla de teatro e câmeras traz a sensação mista do efêmero e da durabilidade. Obrigados a sair de um espaço físico em comum, atores e atrizes se reinventam, cada um em seu território: Mongaguá, Santo André, São Paulo, Ferraz de Vasconcelos e Cubatão. Como hackers, atravessam as teias da rede propondo novos horizontes.

Através de uma dramaturgia epistolar, com materiais autorais e também de autores como Caio Fernando Abreu, Henfil, Povo Guarani-Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay, Wadja Mouawad e Ailton Krenak, a turma espalha antídotos de rebeldia para um “amanhã que não está à venda”.

Mais teatro – Nos dias 27 e 28 haverá outro experimento virtual da ELT. ‘Casa Verde’ foi desenvolvido a partir da obra de Machado de Assis, homenageando os 30 anos da primeira montagem realizada em 1990. Com a Turma 22 do Núcleo de Formação de Atores e Atrizes.

Dança  A série de apresentações Experimento ‘s0LuV31S’ da Escola Livre de Dança prosseguirá até a quinta-feira (26), com o grupo de Formação 6. As lives refletirão sobre as questões que nascem deste distópico momento de pandemia, de isolamento social e de incertezas. E como a dança e as trocas artísticas e relacionais acontecem e que lugar ocupa o corpo ocupa neste ambiente.

O espetáculo é o encerramento do curso dessa turma, após três anos de estudos, envolvendo prática e teoria. O experimento é criação dos alunos, orientados por Caio Paduan, no contexto de produção online, durante a pandemia.

Nesta segunda-feira (23) as atividades serão das 20h30 às 21h30, e nos dias 24, 25 e 26, das 19h às 20h.  Para assistir as apresentações, é necessário preencher o formulário disponível em bit.ly/s0LuV31S_ELD.

Outras atrações  A programação desta segunda-feira (23) terá, às 16h, no Emia 30 Anos, a apresentação de Narrativas de um dia na Emia #7, com Ana Clara Bruno da Cruz. No mesmo horário, a atração do ELT em Casa será ‘(Re)pensando o público e o privado à luz da alternativa do comum frente ao neoliberalismo’, aula do Núcleo Estudo Crítico de Políticas Públicas em Cultura.

Na terça-feira (24) as atrações serão, às 16h, no Emia em Casa, mais uma atividade do Fazendo arte, sim! – Leitura em Dia, com a leitura do cordel Dandara dos Palmares, do livro Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis, de Jarid Arraes, com a apresentação de Valéria Rocha. Também às 16h, o ELT em Casa apresentará a aula do Terreiro de Estudo Módulo II – Lete, Aletéia, Mnemósina e Uma Aproximação do Trágico.

As atividades da quarta-feira (25) terão início às 16h com o ELCV em Casa e a exibição de E Quando a Personagem Cria Vida?, com Claudia Pucci Abrahão e Luciana Canton. No mesmo horário, o ELT em Casa terá Arte com as Escolas – Espaço de Partilhas de Perspectivas, com Bianca Moriel. E às 18h, o Museu em Casa SA apresentará a História de Mireille Lener, imigrante egípcia, integrante da exposição Trajetória Imigrante, Tempo de Lembrar, com Leonice Mantovani, do grupo de Ação Educativa do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.

O Emia em Casa abre a programação da quinta-feira (26), às 16h, com mais um Fazendo arte, sim!, desta vez com a aula Violão 06, apresentação de partituras nos mínimos detalhes, com Caio Andreatta, no encerramento do primeiro ciclo de música. Às 19h, o projeto Quintas Lá em Casa terá a participação da banda Entidade Blues. E a live da ELCV A Proposta do Fabcine Móvel, com Alexandre Gomes e mediação de Lúcio Kodato, encerrará a programação do dia às 19h30.

A sexta-feira (27) terá, às 15h, a aula do curso online de língua Tupi Moderna, com o professor da Universidade de São Paulo Eduardo Navarro. Às 18h, no Conto das Seis, Tatiana Mesetto apresentará o poema Tempo, de Adélia Prado, e a crônica Progresso, do livro Pimentas, de Rubem Alves. E às 19h, o ELCV em Casa realizará a live O Som e o Cérebro, com Alban Henriquez.

No sábado (28), às 15h, na live da Oficina Literária, será realizada nova roda de leitura com a escritora e jornalista Daiana Barasa e participação da também jornalista especialista em neurociência, Juliana Rodrigues. E no domingo (29), às 16h, no Vitrine Andreense, a atração será a live em comemoração do aniversário de seis anos da Luz da Índia, com Giovana Flaminio.

Produtores culturais – A Agenda Cultural Online de Santo André disponibiliza ainda dezenas de trabalhos de produtores culturais da cidade. São obras aprovadas no edital emergencial lançado no período da pandemia que trabalha com linguagens como música, teatro, dança, literatura, artes visuais, circo, artesanato, audiovisual, entre outras.

Participe – Artistas, agentes e trabalhadores da Cultura de Santo André também podem participar da Agenda Cultural Online. A proposta é dar espaço para divulgação e fortalecer a produção cultural local. Mais informações e formulário de inscrição estão disponíveis em bit.ly/ParticipeAgendaCulturalOnlineSA.

A ‘Agenda Cultural Online’ é uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André que visa levar ao público uma programação cultural diversificada e de qualidade produzida na cidade. O conteúdo está disponível em http://www3.santoandre.sp.gov.br/agendacultural/.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "‘Cartas para um Século Perecível’, da ELT, está na Agenda Cultural"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *