Carreta da Mamografia de São Bernardo retoma atendimentos nesta quarta

62 0

Unidade móvel ficará estacionada no Taboão até esta sexta-feira (8/1); estrutura percorrerá outras quatro regiões da cidade ainda em janeiro

Texto: Vivian Rossi (PMSBC)

Da Redação – Serviço pioneiro criado pela Prefeitura de São Bernardo, a Unidade Móvel de Mamografia “Amiga do Peito” iniciou nesta terça-feira (06/01) novo ciclo de atendimentos preventivos junto à população. Até a próxima sexta-feira (08/01), a carreta ficará estacionada na Avenida Taboão, no bairro Taboão, com oferta de 80 exames por dia, entre agendamentos e demandas espontâneas. No mês de janeiro, a unidade móvel percorrerá outras quatro regiões do município, facilitando o acesso ao exame.

Em funcionamento no município desde outubro de 2018, o equipamento permitiu a ampliação da oferta de exames de mamografia, sem fila de espera, o que na avaliação do prefeito Orlando Morando foi um grande ganho para a Saúde da Mulher.

“O câncer de mama é uma das doenças que mais matam no mundo. Este foi um investimento importante para que pudéssemos realizar 4.000 mamografias mensais. Antes da carreta eram apenas 2.500. Com a rapidez do diagnóstico, o tratamento é mais eficaz e tem maiores chances de cura”, destacou o chefe do Executivo.

Durante a pandemia, todos os protocolos sanitários exigidos pela Vigilância Sanitária estão sendo respeitados. Os equipamentos passam por uma rigorosa limpeza a cada paciente. Também é exigido o uso de máscara facial, com aferição da temperatura antes da realização do exame.

ATENDIMENTO – Mulheres entre 50 e 69 anos podem ir diretamente à Unidade Móvel da Mamografia para realizar o exame, sem necessidade de agendamento. Outras faixas etárias devem fazer o agendamento prévio na UBS da sua região. O atendimento da carreta é das 8h às 17h.

De acordo com o secretário de Saúde e ginecologista, Dr. Geraldo Reple, a mamografia é um exame preventivo da Saúde da Mulher, que deve ser realizado anualmente. “Todas as mulheres com indicação médica devem realizar o exame. Para a rotina, mulheres com mais de 40 anos devem realizar o procedimento todos os anos”, reforçou.

Confira as datas e regiões que a carreta realizará os exames em janeiro:

De 06 a 08/01 – Laboratório Municipal de Saúde Pública/UBS Taboão – Av. do Taboão, 4.311 (Taboão)

De 11 a 15/01 – UBS São Pedro – Rua da Comunidade, 100 (Vila São Pedro)

De 18 a 22/01 – UBS Planalto (Rua de baixo) – Rua Oragnof, 480 (Planalto)

De 25 a 27/01 – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Rua Maria Adelaide Lima Quelhas, 100 (DER)

De 28 e 29/01 – UBS Finco – R. Fortunato Benevenuto Finco, 151 (Finco)

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Carreta da Mamografia de São Bernardo retoma atendimentos nesta quarta"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *