Campanhas de prevenção atendem mais de mil moradores

712 0

Da Redação – Mais de mil moradores foram atendidos em duas campanhas de prevenção do pacote de ações do Programa Saúde Pra Você – Cuidar Para o Futuro, realizadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul sábado (14), no Espaço Verde Chico Mendes. O 1º Dia de Prevenção à Doença Vascular promoveu 341 atendimentos e 50 exames de ultrassom com Doppler.

Já as atividades ao Dia Mundial do Diabetes receberam 700 pessoas na caminhada e na tenda multidisciplinar, que ofereceu testes gratuitos de glicemia, aferições de pressão arterial e orientações com profissionais.

Para o chefe do Executivo sulsancaetanense, essas ações proporcionam diversos benefícios aos munícipes. “Eu sou médico. Esse cuidado nós temos desde a época de estudante de Medicina. Prevenir sempre é bom. Evita problemas futuros e aumenta a longevidade e a qualidade de vida. Por isso, esse programa ajuda muito. São Caetano é uma das cidades de maior longevidade do Brasil, atualmente de 78,2 anos, enquanto a do brasileiro em geral é de 74,9 anos”, disse.

Rosa Maria Gallo, 66 anos, participou das duas campanhas e elogiou a Saúde. “Eu não tenho dor na perna. Mas acho uma prevenção muito boa. Fiz os exames físicos e o ultrassom no abdômen. Fui muito bem atendida na rede municipal, seja pelos médicos ou pelos medicamentos sempre disponíveis. Está tudo controlado certinho. Foi excelente!”, avaliou a moradora do Bairro Cerâmica, que é diabética.

Apparecida Isabel Formazier Galvani, 77 anos, moradora do Centro, classificou como uma “maravilha”. “Porque você se prepara lá na frente. Tenho cansaço nos pés. Agora, depois de ter sido examinada, vou seguir o tratamento que me passaram, com meia elástica e medicação. Essas campanhas servem, sobretudo, à Terceira Idade. Mas prevenção não tem idade”, lembrou.

O secretário municipal de Governo, Nilson Bonome, ressaltou sobre o pensamento do Executivo. “A preocupação da Saúde e do prefeito Paulo Pinheiro é a de prevenir para que não tenha que internar. Avançamos muito com os mutirões e o Terceiro Turno com especialidades. Iniciamos agora algumas reformas das unidades, contratações de enfermeiro, de auxiliares de enfermagem e de médicos.”

Segundo o coordenador médico da Secretaria de Saúde, Roberto Rodrigues Júnior, o setor não fica sequer uma semana sem realizar uma atividade. “São Caetano está crescendo nesta área, na contramão dos outros municípios do Estado. Os programas são feitos de forma criativa e de fácil acesso ao público. Dia 28, teremos o Mutirão da Saúde do Homem no Hospital São Caetano em alusão ao Novembro Azul: 27 especialidades, com sexólogos e urologistas. Apesar do foco no universo masculino, mulheres também serão atendidas”, afirmou.

De acordo com a coordenadora da Cirurgia Vascular de São Caetano, Lidiane Brand, o 1º Dia de Prevenção à Doença Vascular foi um sucesso. “Fizemos esse evento a custo zero e o mais importante: examinamos, prescrevemos receitas e orientamos os pacientes sem gerar o retorno na rede municipal. Em nome do Prof. Dr. Sidnei José Galego, patrono da Liga de Combate às Doenças Vasculares (LCDV) da Faculdade de Medicina do ABC, agradeço os 30 profissionais que estiveram trabalhando conosco de forma voluntária. Foi a maior campanha já realizada para detectar doenças arteriais em parceria com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP).”

“Todos os dados colhidos durante a campanha de São Caetano vão virar cinco trabalhos científicos, que serão apresentados no Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular (CICE) 2016. Não foi só preenchimento de formulário por uma questão de estatística. Com isso, a gente consegue melhorar a qualidade de vida não só da cidade, mas do País todo,” concluiu.

A coordenadora de assistência farmacêutica, suprimentos e logística da Secretaria Municipal de Saúde, Claudia Lourenço, observou que a aceitação das atividades do Dia Mundial do Diabetes foi ótima. “É a primeira vez que fizemos essa caminhada, que contou a participação de 300 participantes. Também atendemos outras 400 pessoas por meio da equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Dr. Rudolph Kraus Júnior, com enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas. Atingimos o objetivo de conscientizar a população a fim de alertar da importância dos exames de rotina, de prevenção e do tratamento correto da doença.”

Em outubro, 2.010 pacientes insulinodependentes (diabetes tipo 1) foram assistidos pela rede pública de Saúde. Esses munícipes têm liberação de insulinas, seringas, tiras reagentes e lancetas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os medicamentos para o tratamento do diabetes podem ser encontrados nas UBSs durante o dia e dentro do Programa Terceiro Turno à noite, até as 23h, e na Farmácia no Parque, aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h, no Espaço Verde Chico Mendes. Basta levar a receita.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Campanhas de prevenção atendem mais de mil moradores"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *