Região do Pós Balsa decide as prioridades para o próximo biênio

576 0

Da Redação – “Moro há 40 anos aqui no Pós Balsa e fico muito feliz com o que aconteceu após o inicio das plenárias do Orçamento Participativo. Tivemos muitas mudanças na saúde, nas escolas para as crianças, e principalmente, agora temos ruas pavimentadas”, conta a moradora do Santa Cruz, Geralda Dias, de 70 anos, que participou da plenária do OP realizada neste sábado (21), na Emeb José Ibiapino Franklin.

No encontro, de um total de 20 que a Prefeitura está realizando em toda a cidade até o dia 1º de junho, os moradores escolhem prioridades de investimento para a sua região e para a cidade que poderão, posteriormente, ser incorporadas ao orçamento e executadas.

Os moradores escolheram como prioridade para a região a implantação de área de lazer, condicionada a disponibilidade de área pública, no Bairro Santa Cruz; Implementação de iluminação pública na região do Tatetos; e iluminação pública no Água limpa. Não foi indicada nenhuma demanda para a cidade.

Inscreveram-se para participar da reunião 259 moradores da chamada Região T, que compreende, entre outras, as comunidades dos bairros Santa Cruz, Tatetos, Municipal, IV Centenário, Curucutu, Dos Imigrantes, Taquacetuba, Bananal, Capivari, Rio Pequeno, Porto de Areia.

O prefeito Luiz Marinho conversou com os moradores e falou sobre alguns dos avanços que a cidade vem experimentando graças ao OP. ˜Desde o início  do governo estamos fazendo um esforço enorme para atender bem esta região, que por muitos anos foi esquecida. Uma marca da gestão é olhar de uma forma especial para as regiões de periferia, pois são onde mais precisam de investimentos”, explicou.

No encontro, a população também ficou sabendo sobre a situação das demandas eleitas como prioridades durante os OPs anteriores – 2011/2012, 2013/2014 e 2015/2016. Foram concluídas a revitalização da Estrada do Rio Acima; e o Plano de manejo e desenvolvimento para a região Pós-Balsa.

Estão em andamento o Projeto Executivo de Urbanização Integrada e regularização fundiária para o assentamento Rio Acima II, Projeto Executivo de Urbanização Integrada para o Bairro Tatetos e Projeto Executivo de Urbanização Integrada para o Bairro Santa Cruz, todos estes conforme as diretrizes do Plano de Manejo da região Pós-Balsa.

O conselheiro da Região, por dois mandatos, Jorge Luiz Santos, conta que ficou muito satisfeito com os resultados das plenárias anteriores, “A gente só consegue as coisas quando se determina que aquilo é algo bom, por isso é importante a participação do povo na sua cidade, é o que faz a região evoluir”. Morador há 48 anos do Capivari, ele ainda parabenizou os moradores da região, que sempre comparecem nas plenárias.

Para compor o Conselho Municipal do Orçamento (CMO), que define quais demandas serão incluídas na peça orçamentária, foram eleitos os moradores, Ana Cristina Gomes, titular, e Albino Nunes Vieira, suplente.

A próxima plenária deliberativa do OP será na segunda-feira (23) na Região J, na Emeb Estudante Flamínio Araújo de Castro Rangel, Rua Assunção, 176, Vila Marchi. O calendário completo das plenárias pode ser acessado em http://www.saobernardo.sp.gov.br/op2016.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Região do Pós Balsa decide as prioridades para o próximo biênio"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *