Campanha de Natal quebra estereótipo comercial e religioso ao abordar realidade brasileira

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Carregando o lema “Cuidar da nossa gente é o nosso maior presente”, ação tem foco na representatividade da cultura regional

Da Redação – Você já parou para pensar mais profundamente sobre a conexão do brasileiro (ou a falta dela) com os símbolos natalinos com os quais estamos acostumados? Ao longo dos tempos, o Natal se tornou uma verdadeira miscelânea de significados derivados de diversas crenças, costumes e culturas.

O Papai Noel original, por exemplo, surgiu na Turquia. O trenó puxado por renas é herança da mitologia escandinava. Isso sem contar a clássica história do nascimento de Jesus Cristo e o toque de capitalismo que nos leva às filas das lojas anualmente.

Rompendo paradigmas

É com o intuito de fugir deste lugar comum que gira em torno do incentivo ao consumo desenfreado e das características importadas de outros países que surge a campanha “Natal em Família 2020”, que invadiu as ruas do município de Jacareí, interior de São Paulo, nos últimos dias e que tem levado a magia do Natal à população – sem deixar de lado o sentimento de pertencimento e a valorização à cultura popular e rural.

Durante o mês de dezembro, dez caravanas com o bom velhinho visitarão os bairros da cidade, valorizando a prevenção em tempos de pandemia e o incentivo ao comércio local – só que com um detalhe bem especial e inspirador.

“No lugar do Papai Noel tradicional, criamos os trajes de tecido de chita, os sinos do jingle bells deram espaço aos dedilhados da viola caipira e os integrantes do presépio se tornaram uma família facilmente encontrada em qualquer festa da região, representadas através das pinceladas de um artista plástico”, detalha o publicitário Rodrigo Casagrande, idealizador do conceito.

As caravanas passarão por todas as regiões de Jacareí com carros iluminados, caminhão do Papai Noel, trenzinho com personagens, viatura da Guarda Civil Municipal e da Secretaria da Mobilidade e convidados especiais.

Além do jingle, que foi produzido pelos cantores Tania Reis e Elias Marra exclusivamente para a campanha, figurinos e identidade visual também foram elaborados por artistas locais.

“Preparei a roupa com muito carinho inspirando-me nas festas tradicionais do Reizado e Folia de Reis, com aplicações de chita na roupa, representando nossa cultura regional. A oportunidade de fazer parte deste projeto me encheu de esperança”, compartilhou Gutho Peloggia, criador dos trajes.

“Quando soube que os temas envolvidos eram família e pertencimento, trouxe minhas lembranças familiares e a experiência do convívio com as pessoas da cidade. Também trouxe a simbologia da celebração de uma dádiva, da mensagem das boas novas do Natal e daquilo que o caipira tem de sempre ser esperançoso a cada novo dia”, detalhou Douglas Reis, responsável pela identidade visual, que carrega a imagem dos três reis magos, Jesus, Maria e José com traços do povo caipira, além da pomba do Divino Espírito Santo, simbologia da religiosidade popular enraizada no Vale do Paraíba.

Informações sobre a programação serão divulgadas diariamente no site oficial da Prefeitura de Jacareí.

Sobre o “Natal em Família 2020”

A iniciativa é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy, com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Guarda Civil Municipal, além do incentivo do comércio local (entre eles, o Jacareí Shopping, Auto Shopping Jacareí, Cipolatti Jacareí, Despachante União, Sincomércio Jacareí, Souza Despachantes, Sinhores, da ACI – Associação Comercial de Jacareí e do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo).

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