Caminhos do Capivary é a nova rota ecoturística de São Bernardo

865 0

Da Redação – O prefeito Luiz Marinho, de São Bernardo, participou, neste sábado (5) pela manhã, do lançamento da nova rota ecoturística de São Bernardo: Caminhos do Capivary. Localizada na região do Pós-Balsa e com 25 quilômetros de extensão, a rota utiliza os atrativos naturais para potencializar o turismo na região.

Para marcar o lançamento foi realizado um passeio ciclístico. Organizado pela Prefeitura de São Bernardo em parceria com a Pediverde – Cicloturismo, contou com cerca de 60 participantes.

O roteiro do Capivary, totalmente demarcado com placas indicativas, engloba uma região que conserva ainda vegetação remanescente de Mata Atlântica às margens sul do reservatório Billings e ao lado do Parque Estadual da Serra do Mar.

Ao percorrer a trilha, o visitante poderá apreciar reservas indígenas, diversas espécies de vegetais e de animais silvestres e locais de lazer e alimentação, como pesqueiros, alambique, acampamento, passeio a cavalo, entre outros atrativos e serviços.

O prefeito Luiz Marinho lembrou que uma das maneiras de fomentar o comércio e preservar a natureza local é oferecer atividades de sustentabilidade turística. “O nosso objetivo é fazer com que turistas cada vez mais utilizem esta rota, consumindo produtos dos comerciantes do Pós-Balsa e, com isso, nos ajudando a preservar a natureza desse local”, destacou.

Quem comemorou a nova atração foi o proprietário do Sol Pescarias, Alexandre Viola. Seu estabelecimento está no roteiro Caminhos do Capivary. “Essa região tem um potencial ecoturístico que está começando a ser explorado agora. Além da beleza natural da Mata Atlântica, também há muitas coisas interessantes como alambiques, pesqueiros, padarias artesanais, entre outros atrativos”, destacou.

O secretário de Gestão Ambiental, João Ricardo Guimarães Caetano, salientou que qualquer pessoa pode aproveitar essa nova atração. “A rota pode ser feita de moto, bicicleta, a cavalo e de carro. O importante é deixar esses atrativos naturais ao alcance da população”, disse.

O diretor de comunicação da Pediverde, Gustavo Angimathtz, destacou que os principais diferenciais da rota turística são a proximidade com a Capital e o terreno plano do local. “Além de estar a cerca de 20 minutos de São Paulo, qualquer pessoa pode fazer esse passeio de bicicleta, pois não há dificuldades”, destacou.

Primeiros moradores – A história dos Caminhos do Capivary – palavra de origem tupi, que em português significa rio das capivaras – está relacionada aos indígenas e tropeiros que transitavam entre litoral e planalto. No século XIX, o local foi colonizado por imigrantes italianos, portugueses e poloneses que receberam as terras da coroa portuguesa.

A partir da década de 1920, o local começou a ser povoado, mas em 1927 com o alagamento da Represa Billings, a região sofreu grande alteração na paisagem, no ambiente natural e na conexão com o restante do município. Com a implantação do sistema de balsas por cabo, o local ficou conhecido como Pós-Balsa. Hoje o caminho original está submerso em um dos braços da represa.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Caminhos do Capivary é a nova rota ecoturística de São Bernardo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *