Buffet à domicílio inova com gastronomia profissional para ambiente doméstico

303 3

Chef Renato Vaiano conta como entrou no mercado e explica vantagens do serviço

Da Redação – O Chef Renato Vaiano cresceu se divertindo na cozinha. Filho de descendentes de espanhóis e italianos, duas gastronomias das mais reconhecidas no mundo, reencontrou a paixão por gastronomia realizando serviço de buffet à domicílio. Essa modalidade leva a estrutura e as técnicas profissionais até a casa do contratante, onde o ambiente é naturalmente mais familiar.

Depois de formado em gastronomia, mas trabalhando fora da cozinha, o chef passou à ser responsável por preparar pratos em reuniões de amigos e familiares, “Nunca fui esquecido de uma lista de convidados, estava em todas as ocasiões, e isso foi mais um elo de ligação com a gastronomia, passei a fazer alguns eventos pequenos com uma amiga e aos poucos fui me apaixonando por levar mais sabor para momentos especiais”, conta Renato.

Aprimorando o serviço com a prática, não demorou muito até uma oportunidade maior aparecer. “Fiz umas comidinhas para o aniversário de casamento do meu irmão e uma amiga, que é assessora de casamentos, sugeriu que entrasse de vez nesse ramo e me contratou para uma festa de bodas de prata. Investi em alguns equipamentos e passei levar essa atividade com um olhar profissional”, explica o chef.

A paixão de Renato pela cozinha nasceu a partir da memória afetiva por aromas e sabores, ele relata que esse também é um diferencial do seu trabalho. “Lembro perfeitamente do sabor da macarronada da minha avó de origem italiana e do cheiro de temperos que marcaram a minha vida, até hoje tenho um prazer especial com alguns pratos. Para dar mais liberdade aos clientes não uso cardápios fixos, procuro montar o menu a partir dos gostos e da personalidade de cada contratante para levar a experiência gastronômica mais completa possível”, diz o especialista.

Um dos pontos altos da organização desse tipo de evento é a adaptação do local, é necessário que se faça uma visita técnica para desenvolver uma dinâmica de trabalho. Renato investiu em uma estrutura móvel e adaptável com tudo que uma cozinha profissional precisa.

O método de preparo dos alimentos também precisa ser bem pensado, além de seguir os padrões básicos de higiene e cuidado com os ingredientes, o serviço à domicílio apresenta um segundo desafio. “Já levamos os insumos manipulados, por isso os cuidados com a segurança alimentar são ainda mais restritos. É necessário realizar um controle rigoroso de temperatura para evitar contaminação. Pratos quentes precisam respeitar a faixa de temperatura de acima de 70° e preparações frias abaixo de 10°, se essa medida não for seguida, pode haver contaminação e deterioração do material”, conta Renato.

O serviço chega como novidade em um mercado onde os locais geralmente possuem equipes de cozinha e parceiros com cardápios fixos ou muito engessados então a exclusividade é um dos diferenciais do serviço à domicílio. “Levamos até o lar do cliente o que há de melhor na cozinha moderna. O Cliente pode ter a experiência de saborear os pratos mais diversos contando com um atendimento exclusivo, sem contar que Limpamos tudo antes de sair e estamos sempre preparados para uma demanda maior que a estabelecida caso seja necessário”, explica o chef.

O valor do serviço gira em torno de 80 reais por pessoa, mas pode mudar conforme o cardápio. “Antes de fechar um orçamento, marco uma reunião para explicar o serviço, entender os desejos do cliente e elaborar um cardápio, só com essas informações podemos calcular exatamente o custo do evento”, finaliza Renato. Serviço – Chef Renato Vaiano, com atendimento em todo o Estado de São Paulo. @chefrenatovaiano  renatovaiano@hotmail.com

Total 5 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

3 Comentários on "Buffet à domicílio inova com gastronomia profissional para ambiente doméstico"

  1. Profissional! Contratei o Chef para um evento para os arquitetos e NÃO TINHA COZINHA! Foi sucesso! Coquetel maravilhoso, inovador e organizado!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *