Brincar é coisa séria: Sindi-Clube oferece Consultoria de Brinquedoteca

536 0

Da Redação – Ela interpreta a personagem Emília, do Sítio do Picapau Amarelo. Enveredou, desde criança, com propriedade, pelo mágico mundo do escritor Monteiro Lobato. E com esta obra literária e muitas histórias aprendeu a gostar de escrever. Brincou muito na rua, de amarelinha, de corda e de bicicleta e, hoje, orienta os clubes na arte do Brincar. Na semana que marca o Dia Internacional do Brincar (28 de maio), comemorado em mais de 25 países, a artista plástica, brinquedista e arteterapeuta, Sílvia Queiroz, dá dicas sobre recreação e espaços de convivência.

Sílvia se uniu ao Sindi-Clube para prestar consultoria às agremiações esportivas e sociais na organização de ações em ambientes de lazer e realização de atividades que não só contribuam para entreter, mas propiciem ganhos sob vários aspectos afetivos, motores e cognitivos das crianças e, também, ao público adolescente.

A também professora destaca a importância do brincar para a evolução integral na infância, bem como dos espaços e atividades adequadas. “Brincar é essencial, traz sentido para a vida e faz com que os jovens se descubram. As brinquedotecas contribuem para o desenvolvimento das potencialidades deste público mirim, sendo um lugar onde farão amigos e aprenderão a convivência. Lá, experimentarão situações diferentes, exercitando a autonomia e criatividade, num ambiente que têm segurança”, destaca.

Os clubes têm ofertado cada vez mais opções de espaços lúdicos e atividades específicas, de acordo com a faixa etária da criança e do jovem. Dramatização e histórias, oficinas em artes aplicadas, musicalidade e os cantos lúdicos, organizados para que os pequenos façam escolhas, além de campanhas envolvendo os pais, como proposta de um ambiente de formação e informação, são algumas das opções que podem ser proporcionadas nesses espaços, segundo Silvia.

Outro ponto fundamental são os investimentos em mobiliários seguros, boa ventilação nas salas e piso não escorregadio. “Com criatividade e um bom planejamento, o espaço pode ser construído com cautela, seguindo uma ordem de crescimento”, ressalta a consultora do Sindi-Clube. Por fim, o que vale mesmo, segundo ela, é a boa disposição dos brinquedistas e atividades criativas. As crianças agradecem!

Dia Internacional do Brincar – O World Play Day (Dia Internacional do Brincar) foi criado na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, no ano de 1999, por iniciativa da então presidente da International Toy Library Association (ITLA) – Freda Kim. Em 2001, numa reunião da ITLA em Florença, definiu-se a data – 28 de Maio: o “World Play Day” coincide assim com o dia de aniversário da ITLA.

O Dia Internacional do Brincar celebra o artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, reforçando que Brincar é um direito, e  uma fonte inesgotável de alegria, fundamental para o desenvolvimento do ser humano, essencial para a saúde física e mental.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Brincar é coisa séria: Sindi-Clube oferece Consultoria de Brinquedoteca"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *