Braskem reúne mais de 400 pessoas na 6ª edição do Comunidade Ecofashion

1424 0

Da Redação – A Braskem apresentou neste sábado (24) a sexta edição do Comunidade EcoFashion, evento que mescla meio ambiente, cultura e criatividade para estimular a consciência ambiental de moradores do Grande ABC. O desfile de roupas confeccionadas com materiais recicláveis reutilizados por crianças e adolescentes de nove escolas da região contou, neste ano, com a participação de 21 finalistas e reuniu, aproximadamente, 400 pessoas no Teatro Municipal de Santo André.

Com o tema “Eu reciclo, eu visto”, as roupas do desfile foram idealizadas e produzidas em quatro oficinas, com orientação de estilistas especializados em moda reciclada. Copos plásticos, embalagens, filtros de papel e até guarda-chuvas usados foram as matérias-primas para compor as peças apresentadas.

“O EcoFashion é um projeto que nos orgulha muito, pois a cada ano vemos o envolvimento da comunidade e o despertar desses jovens para a educação ambiental. Para a Braskem, que tem a sustentabilidade como um de seus pilares de atuação, é uma experiência enriquecedora e que demonstra a importância de prosseguirmos com a iniciativa”, afirma Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem.

Uma novidade neste ano foi a apresentação do espetáculo lúdico “Dr. Plástico”, que demonstrou com muito humor a relação da sociedade com o plástico. Após o show, sete jurados, representando os realizadores e parceiros, escolheram os 3 melhores looks, observando critérios como sustentabilidade, estilo e estética; originalidade e criatividade.

1º, 2º e 3º lugarO primeiro lugar ficou com Maria Eduardo Tenisto Silva, 9 anos, com o look “Tica-Tica”. A roupa foi feita com filtros de café usados e chapas de raio-X . “Ganhar o desfile final é uma sensação incrível, estou muito feliz. Nos divertimos muito participando, fazemos muitos amigos e, o mais importante, aprendemos que nem tudo é lixo, podemos construir novas coisas a partir de produtos que iríamos descartar”, afirmou a estudante. Ana Clara Silva e Maria Luisa de Moraes Lima foram premiadas com o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

O evento contou com o apoio das prefeituras de Santo André e Mauá, do Instituto Ecotece, do Centro Universitário Senac de Santo André, Jornal Diário do Grande ABC e da Turismo Bozzato.

Programa Braskem de Educação Ambiental – Nesse ano, o projeto Ecofashion passou a integrar o Programa Braskem de Educação Ambiental, iniciativa que une e amplia as ações desenvolvidas pela companhia com foco no meio ambiente e na promoção de atitudes sustentáveis. O programa é uma parceria com o Sesi-SP e o Instituto Akatu e formou crianças como multiplicadoras de temáticas ambientais nas escolas e em comunidades.

De março a maio, foram realizados três encontros de formação nas escolas para turmas do quarto ao sexto ano do Ensino Fundamental nas temáticas Ar, Solo e Água. Durante o período, também aconteceram visitas ao Projeto Fábrica de Florestas, iniciativa da Braskem em parceria com a Prefeitura de Santo André. Cerca de 260 crianças foram capacitadas e 15 professores de nove instituições da rede pública de ensino se formaram com a plataforma Edukatu, rede de aprendizagem que visa incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Braskem reúne mais de 400 pessoas na 6ª edição do Comunidade Ecofashion"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *