Braskem promove treinamento das Brigadas de Emergência do ABC

1794 0

Da Redação –  Braskem promoveu entre outubro e dezembro o treinamento das brigadas de emergência das unidades de Polipropileno, Polietileno e Químicos, localizadas no Polo Petroquímico do Grande ABC. Ao todo, a empresa possui inúmeros brigadistas que se revezam em turnos para garantir segurança à operação fabril, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

A instrução técnica nº 17 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo determina que a empresa tenha uma brigada de emergência por unidade e todos os brigadistas treinados recebam o certificado, que é enviado ao Corpo de Bombeiros para ciência e acompanhamento. As equipes das Brigadas de Emergência, sendo compostas por operadores, manutentores e técnicos de segurança que além das atividades operacionais, também são preparadas para o atendimento a emergências químicas, confinamento, prevenção e combate a incêndio, resgate em altura e primeiro socorros. Além da assistência imediata a um eventual incidente operacional, a brigada de emergência promove treinamentos, simulados e análises de risco, visando que todos os funcionários estejam a par dos procedimentos de segurança.

Realizado anualmente, o objetivo do treinamento é capacitar a brigada de emergência para os possíveis cenários das unidades e garantir que a equipe conheça as melhores e mais atuais técnicas de prevenção e combate à emergência. O exercício é promovido em duas frentes distintas, para capacitar os novos brigadistas e reciclar o conhecimento de quem já participou de edições anteriores do evento. A última capacitação deste porte foi realizada no segundo semestre de 2016.

Mauro Fonseca, coordenador de Segurança e Meio Ambiente da Braskem e responsável pela organização do exercício, explica que o treinamento possui seis módulos, entre aulas teóricas e práticas. “A parte prática da capacitação é realizada no Campo de Treinamento da Work Fire, em Guarulhos (SP), que é um dos centros mais completos do Brasil. Buscamos adequar o exercício ao real cenário da unidade petroquímica, garantindo veracidade à experiência do treinamento”, diz.

Para garantir ainda mais segurança ao Polo Petroquímico do Grande ABC, o Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) possui o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), que viabiliza que uma empresa em situação de emergência recorra ao apoio das outras, garantindo a liberação de recursos humanos e materiais para responder à ocorrência.

Ao longo do ano, a brigada de emergência da Braskem participa de treinamentos internos em suas unidades e nas outras empresas do Polo, organizados pelo PAM, com o objetivo de capacitar os brigadistas nos cenários de emergência das unidades vizinhas e garantir a sinergia das equipes.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Braskem promove treinamento das Brigadas de Emergência do ABC"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *