Braskem homenageia as mulheres e avança nas ações voltadas à equidade de gêneros

743 0

Da Redação – Nesta terça-feira, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher e, mais do que uma homenagem, é o momento de discutir e praticar ações a favor da equidade de gêneros e do empoderamento da mulher no ambiente de trabalho e em toda a sociedade.

A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, leva estas questões a sério, tanto que, em agosto de 2015, a petroquímica assinou um documento global no qual assume o compromisso com os WEPs – Women’s Empowerment Principles (“Princípios de Empoderamento das Mulheres”).

O compromisso é uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global criada para incentivar a igualdade de gênero e o empoderamento da mulher no trabalho e nas comunidades. A Braskem reconhece que a igualdade entre gêneros tem de ocorrer, desde o processo de recrutamento até o posicionamento de cargos de liderança. A presença feminina na liderança da Braskem cresce anualmente e, atualmente, as mulheres ocupam 24% dos cargos de liderança da empresa.

Andrea Aparecida Cavichioli, Integrante da unidade polietileno (PE 7), localizada no Grande ABC, acredita que tem crescido o espaço para as mulheres na Braskem ao longo dos anos. “Trabalho aqui há 5 anos e percebo que a empresa não faz discriminação entre homens e mulheres. Se há uma vaga de liderança e se a mulher tiver o perfil que a vaga exige, certamente ela será escolhida para área. Observo que o número de engenheiras aumentou consideravelmente, de operadoras de produção a gerentes, em algumas áreas”, declarou.

Os “Princípios de Empoderamento das Mulheres” apresentam sete frentes de trabalho para adoção das empresas signatárias: Liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível; Tratamento igualitário para mulheres e homens, respeitando os direitos humanos e a não-discriminação; Garantia da saúde, segurança e bem-estar de todos que trabalham na empresa; Promoção da educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres; Apoio às mulheres empreendedoras e promoção de políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing; Promoção da igualdade de gênero por meio de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social; e Avaliação e publicação dos progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Algumas ações realizadas na Braskem já se relacionam com os “Princípios do Empoderamento das Mulheres. Um exemplo é a equiparação de Licença Maternidade de 180 dias para todas as localidades do Brasil e a realização de pesquisa com Integrantes que estão e estiveram grávidas nos últimos dois anos, com o objetivo de embasar o desenvolvimento das ações de apoio à maternidade, à paternidade e à liderança sobre este tema. Com um olhar especial às Integrantes que atuam em unidades industriais, também foi realizado um levantamento das condições de trabalho contemplando banheiros, vestiários, EPIs, transporte e toda a estrutura que impacta o dia a dia da mulher, buscando pontos de melhoria a serem implantadas.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Braskem homenageia as mulheres e avança nas ações voltadas à equidade de gêneros"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *