Braskem desafia profissionais a alcançarem patamar de saúde mais elevado

553 0

Da Redação – Promover hábitos saudáveis e estimular a prática de atividades físicas. É assim que a Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, desafiou seus funcionários das unidades do ABC a participarem do UFC Saúde, programa anual desenvolvido para incentivar a busca por um estilo de vida mais saudável, adotando novas rotinas de atividades físicas e alimentação adequada.

A segunda edição da iniciativa, encerrada em 22 de janeiro, teve a participação de 110 profissionais, uma adesão 17% maior em relação ao ano anterior. Os resultados mostraram que vale a pena encarar o desafio. Divididos em 22 equipes, os integrantes do UFC Saúde perderam 42kg de gordura, percorreram a pé uma distância de quase 18,6 mil quilômetros, o equivalente a ir de São Paulo até Tóquio, e nadaram 5,8 mil quilômetros, o suficiente para atravessar o oceano e chegar a Portugal.

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, divulgado em 2015, 52,5% dos brasileiros estão acima do peso, o que acarreta em doenças como hipertensão, asma, diabetes do tipo 2 e aumento do colesterol ruim, o LDL. De acordo com a equipe de saúde da Braskem, 15% dos participantes do programa saíram do grupo de risco de doenças cardíacas.

Além disso, a prática esportiva e uma vida mais equilibrada também ajudam a reduzir o estresse e a depressão, as maiores causas de afastamento, segundo o médico do trabalho da empresa, Jorge Humberto Marini. “Para combater essas doenças, é importante estimular a prática de atividades físicas, pois melhoram a autoestima. Além disso, exercícios aeróbicos moderados também contribuem para a diminuição do colesterol ruim e a elevação dos níveis de colesterol bom, o HDL. Mas, avaliações físicas e médicas são recomendadas para saber onde se está e aonde quer chegar”, afirma Marini.

O trabalho em equipe faz a diferença para o sucesso do programa. “Um estimulava o outro para não desistir e superar seus limites”, diz Cleber Campos – integrante da equipe “Sangue no Zóio”, segunda colocada no programa. Para Cristiano Higa, integrante da equipe campeã e participante que mais pontuou no programa, a palavra de ordem foi disciplina: “Todos nós já praticávamos exercícios físicos, mas estabelecemos metas mais desafiadoras, como fazer 1 hora de atividade por dia, ou 7 horas semanais.” Ao longo do ano, os participantes da ação passaram por avaliações médicas e físicas periódicas e receberam orientações de enfermeiros, médicos, nutricionistas e educadores físicos.

“Queremos mostrar para todos que a saúde é responsabilidade de cada um, mas se trabalharmos com amigos, familiares e colegas de trabalho podemos melhorar a nossa qualidade de vida e, como resultado, temos um ganho coletivo”, comenta Flavio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem.

Como funciona o UFC Saúde – Inspirado no conceito de luta UFC (Ultimate Fighting Championship), o programa é aplicado nas unidades do ABC (SP) e Duque de Caxias (RJ). A grande diferença é que a luta não é dentro de um ringue, nocauteando um adversário, mas contra os próprios hábitos alimentares, desafiando um dos inimigos mais temidos: a balança. Em 2016, o programa será ampliado para as unidades de Cubatão e de Paulínia (SP).

Na competição, os participantes são divididos em equipes e precisam acumular pontos em atividades individuais e em grupo. Exercícios físicos, por exemplo, somam 10 pontos quando praticados individualmente. Se feitos em grupo, com amigos ou familiares, a pontuação sobe para 20, e se envolver outros colaboradores da Braskem, participantes ou não do UFC Saúde, todos podem ganhar até 50 pontos. Seguir o plano de alimentação traçado pelos profissionais de nutrição que acompanham os profissionais também vale pontuação.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Braskem desafia profissionais a alcançarem patamar de saúde mais elevado"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *