Brasileiro de Ginástica Artística define campeões em São Paulo

127 0

Crédito – Fotos: RicardoBufolin/CBG

Da Redação – O Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Artística chegou ao fim com muita emoção. Com alguns dos principais ginastas do País em ação e muita torcida nas arquibancadas do ginásio do E.C Pinheiros, os atletas da categoria adulta encerraram neste domingo (6), a disputa pelos títulos masculino e feminino por equipes e all around (generalista).

No masculino, o E.C Pinheiros repetiu a boa performance dos últimos anos e conquistou o quarto título consecutivo da competição ao somar 244,800 pontos. SERC Santa Maria (238,750) e ADC São Bernardo (237,900) completaram o pódio por equipes.

Cristiano Albino, um dos técnicos do E.C Pinheiros, ressaltou o trabalho em conjunto pelo tetracampeonato do clube. “Primeiramente, temos que agradecer a todos que contribuíram para esse resultado. Tivemos um dos melhores planejamentos dos últimos anos, houve seriedade de todo mundo. Um tetracampeonato dentro do clube é sempre gratificante, são muitos anos de trabalho e temos que parabenizar todo o grupo multidisciplinar e os atletas pelo resultado”, destacou o treinador.

CBG GA Brasileiro 2017 | Confederacao Brasileira de Ginastica | Foto: RicardoBufolin/CBG

Na disputa individual, o título também ficou com o campeão da última edição. Caio Souza, da ADC São Bernardo, somou 83,700 pontos e venceu pelo segundo ano consecutivo a competição all around (generalista). Francisco Barreto (E.C Pinheiros) e Lucas Bitencourt (SERC Santa Maria) ficaram na segunda e terceira colocação, respectivamente.

“É bom levar o segundo título para casa. Isso traz uma responsabilidade ainda maior para os próximos campeonatos. Estou muito feliz com a competição que eu fiz. Estamos vindo de um ritmo muito forte de trabalho. Vamos seguir com o nosso foco, que é sempre a evolução da nossa ginástica. Estou feliz por não ter tido quedas”, destacou Caio, que contou com poucos erros durante a competição e foi um dos destaques também ao interagir com o público presente.

“Tivemos arquibancada lotada. É muito legal interagir com o público. Com as pessoas batendo palma e torcendo por nós, dá força”, disse Caio, que viajou para o Pan-Americano, no Peru.

Já no feminino, o Cegin foi o grande vencedor. Além de conquistar o título por equipes ao somar 159,650 pontos, à frente do E.C Pinheiros (151,050 pontos) e C.R. Flamengo (149,450 pontos), o clube também venceu a competição individual com Thaís Fidelis, somando 54,400 pontos. Fabiane Valentim (Cegin), com 54,050, e Daniele Hypolito (ADC São Bernardo), com 53,150, fecharam o pódio do all around (generalista).

Thaís Fidelis competiu pelo primeiro ano na categoria adulta e já conquistou o principal título nacional da modalidade – no ano passado, ela havia vencido na categoria de 13 a 15 anos. “Esse campeonato foi o primeiro que eu competi no adulto e foi muito importante. Gostei muito dos meus resultados. Representou muito para o meu trabalho, dos meus treinadores e do Cegin, que nos ajuda muito”, disse a ginasta, que projeta novas conquistas daqui para frente. “Acho que competi bem. Ontem tive um erro, mas hoje consegui consertar. Espero que eu consiga melhorar mais pensando no Mundial”, acrescentou a atleta.

Treinadora do Cegin, a ucraniana Irina Ilyaschenko, ressaltou o sistema de trabalho da equipe pelos resultados obtidos no Brasileiro. Além das conquistas no Adulto, a clube também venceu no sábado (5) pela categoria Infantil.

“Conquistamos o que merecemos, trabalhamos bastante para isso. Elas competiram bem. No primeiro dia cometemos alguns erros, mas estamos muito felizes com a nossa conquista. Temos o nosso método de trabalho e sistema preparatório, que vem dando certo”, pontuou Ilyaschenko.

Seletivas – Ao término da competição, também foram anunciados os atletas que integrarão a Seleção Brasileira no Sul-Americano da categoria Juvenil, em Mar del Plata, Argentina, no mês de setembro. Pelo masculino, Arthur de Freitas Costa (Sesi-SP), Tomas Rodrigues Florêncio (Sogipa), André Lucas Florindo de Moraes (E.C Pinheiros), Vitor Ganancio Ribeiro (SERC Santa Maria) e Rankiel Santos Neves (MTC). No feminino, o grupo será composto pelas seguintes ginastas: Fabiane Brito (Cegin), Isabel Barbosa (E.C Pinheiros), Cristal Bezerra (Adeco), Maria Julia (C.R. Flamengo) e Milene Cruz (Cegin).

Nas próximas semanas também serão divulgados atletas que competirão no Mundial da modalidade em Montreal, no Canadá, em outubro. Eles passaram por seletiva durante o Brasileiro e o resultado será divulgado posteriormente.

O coordenador técnico da Ginástica Artística da CBG fez uma avaliação geral do evento e destacou a importância das seletivas para o Mundial durante os campeonatos para elevar cada vez mais o nível da Seleção Brasileira. “Com esse novo formato do evento, que recebeu também as seletivas para os campeonatos internacionais, aumentou a competitividade. Os ginastas sentiram que a pressão é um pouco maior. Para ir ao Mundial, teriam que fazer uma média nos dois dias. Com isso, vamos conseguir prepara-los melhor para as competições internacionais. Esse é o objetivo hoje da Seleção.”

“Vamos ter mais uma avaliação ainda para se compor a Seleção. Tenho ainda mais uma semana para avaliar os resultados e divulgar os atletas que irão formar a equipe para este ano. Teremos ainda mais uma avaliação do grupo para o Mundial. Os parâmetros para a Seleção serão anuais. Esse ano o alvo é o Mundial”, explicou lembrando que são duas vagas para generalistas e quatro para especialistas em cada aparelho.

A competição marcou os cinco anos que o Brasil conquistou a primeira medalha olímpica, com Arthur Zanetti nas argolas, em Londres-2012. Um motivo de comemoração e de mais responsabilidade para a modalidade. “Muita coisa mudou de lá para cá. O cenário político no Brasil não está bom, mas a ginastica brasileira está caminhando, com mais investimento da Caixa, um bom trabalho da Confederação e do COB que nos apoia muito”, concluiu Goto.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Brasileiro de Ginástica Artística define campeões em São Paulo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *