Brasil e Portugal iniciam parceria em curso de fotografia online

60 0

Atividade do Instituto de Formação dos Países de Língua Oficial Portuguesa é realizada em parceria com a Funarte e a UFRJ

Da Redação – Começou nesta quarta-feira (2), o Curso online de Fotografia do Instituto de Formação dos Países de Língua Oficial Portuguesa (IF-CECPLP). A iniciativa é realizada em parceria entre a instituição, sediada em Portugal, a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do programa Arte de Toda Gente.

Na abertura, o presidente da Funarte, Lamartine Holanda, falou, em vídeo, sobre a importância desse intercâmbio – principalmente em tempos de pandemia. “A crise mundial nos fez perceber várias virtudes, entre elas a resiliência e a oportunidade”, disse. “Aprendemos todos a valorizar nossas relações pessoais e descobrir que a ferramenta que muito se falou que afastaria a sociedade, serve hoje para nos unir e possibilitar um curso entre dois países irmãos”, completou.

A formação, que vai até o dia 17 de dezembro, tem carga horária de 25 horas. É totalmente gratuita e online, transmitida via Google Classroom e Google Meet. Ao todo, foram ofertadas 100 vagas para fotógrafos iniciantes e profissionais e pessoas que trabalham com acervos, instituições culturais e coletivos de fotografia.

As aulas têm o objetivo de desenvolver conhecimentos e técnicas de fotografia no contexto tecnológico atual. O conteúdo inclui desde a história até exercícios e composição fotográfica.

O presidente da Funarte acrescenta que este é apenas o primeiro de outros cursos que a Fundação vai proporcionar, juntamente com a UFRJ e o Instituto de Formação.

A Funarte e o Arte de Toda Gente

A Funarte é o órgão do Governo Federal brasileiro cuja missão é promover e incentivar as artes. O projeto Arte de Toda Gente, no qual o curso se integra, reúne ações da Funarte em parceria com a UFRJ. A iniciativa engloba atividades de criação, produção e difusão artística. ​​​​​​”Em nome do secretário [Especial da Cultura], Mário Frias, e em meu nome, desejamos a todos os alunos, professores e colaboradores, o sucesso pretendido”, finalizou Lamartine Holanda.

​​​​​​​Mais informações: www.ifcplp.org

​​​​​​​Curso online de Fotografia

​​​​​​​Realização: Instituto de Formação dos Países de Língua Oficial Portuguesa (IF-CECPLP)

Fundação Nacional de Artes – Funarte

Secretaria Especial da Cultura

Ministério do Turismo – Governo Federal

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Projeto arte de Toda Gente

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Brasil e Portugal iniciam parceria em curso de fotografia online"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *