Braga diz que Nardini, UPAs e PSs terão médicos e remédios todo dia

2555 0

Candidato à Prefeitura de Mauá, Donisete vai reorganizar toda a rede nos primeiros dias de seu mandato para garantir acesso completo da população

Texto: Leandro Lima – Crédito-foto: Evandro Oliveira/Divulgação

Da Redação – Quando foi prefeito de Mauá Donisete Braga (PDT) promoveu grandes avanços na saúde da população. Desde a maior e mais completa reforma na história do Hospital Nardini, incluindo pronto-socorro e maternidade, até a contratação e a ampliação do Programa Saúde da Família, que contava com o atendimento humanizado dos médicos cubanos e uma equipe completa de enfermeiros e agentes de saúde possibilitando mais de 18 mil consultas por mês.

O Programa Saúde da Família em 2012 era composto por 38 equipes, já em 2016 com Donisete saltou para 85. Já os agentes de saúde, fundamentais nos atendimentos e acolhimentos, eram 186 em 2012, já em 2016 com Donisete chegaram a 324 funcionários. A cobertura das equipes na cidade era de 36% em 2012, já com Donisete 76%.

Foi na gestão de Donisete que Mauá registrou a menor taxa de mortalidade da história da cidade. Em 2013 anotou 15,71%, já em 2016 caiu para 9,54%. Donisete construiu e reformou por completo 4 UPAs, 14 Unidades Básicas de Saúde. O atendimento bucal, por meio do Laboratório de Próteses Dentárias Sorriso Renovado, realizou mais de 16 mil procedimentos.

Quando um paciente era atendido no Nardini, UPAs, Unidades Básicas de Saúde ou até mesmo em sua residência, no caso de pacientes acamados, e recebia  uma guia para exames ou receita médica e ia aos postos de saúde era garantido a realização do procedimento ou a continuidade de seu tratamento por meio dos medicamentos. Como afirmam moradores nas reuniões e feiras livres em que Donisete realiza suas agendas de campanha ao lado de Teka, vice-prefeita.

Mas desde 2017 a população vem enfrentando enormes dificuldades para realizar consultas e exames ou ter acesso aos remédios.  A má administração e as constantes trocas no comando da prefeitura, em especial na saúde, por conta de prisões do prefeito Atila Jacomussi, prejudicaram milhares de pessoas, principalmente as famílias mais carentes que dependem exclusivamente do SUS. 

“A população está enfrentando uma grave crise econômica e quando mais precisa de atendimento as UPAs estão sem médicos, as Unidades Básicas de Saúde estão sem médicos, as farmácias públicas estão sem remédios para o controle da pressão, diabetes ou tratamento de resfriados e viroses. Há uma longa fila para procedimentos simples com  exames laboratoriais e de prevenção”, afirmou Donisete que é candidato à prefeitura de Mauá. Para Donisete, que é formado em gestão pública, um direito fundamental da população não está sendo cumprido e respeitado, o acesso à saúde: “Vou reorganizar toda a rede municipal de saúde nos primeiros dias do meu mandato para garantir acesso completo da população aos médicos, remédios e exames. É garantido pela constituição. É inadmissível que o Nardini, UPAs e Unidades Básicas de Saúde não tenham médicos e medicamentos. É falta de responsabilidade, respeito, humanidade do atual prefeito com os moradores da nossa cidade”.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Braga diz que Nardini, UPAs e PSs terão médicos e remédios todo dia"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *