Biblioteca Cecília Meireles de Mauá aumenta número de visitantes em 36%

350 0

Da Redação – Quem já foi fisgado pelo sedutor mundo da literatura sabe que qualquer lugar serve de espaço para ler um bom livro. Embora as bibliotecas pareçam obsoletas e muitos preveem seu triste fim, em Mauá, a Biblioteca Cecília Meireles, no Centro,  teve um aumento de 36% no número de visitantes em apenas sete meses. Segundo o levantamento de dados do local, cerca de 900 pessoas passaram por lá em janeiro de 2018. Já em maio, foram atendidos 1.400 leitores.

O aumento significativo se dá por diversos motivos. Um deles é porque a biblioteca mudou suas instalações para o Centro da cidade em dezembro de 2017, local onde mais pessoas circulam diariamente (antes, o equipamento funcionava na Vila Bocaina). Outra justificativa é que a biblioteca tem o intuito de levar cultura como um todo, cedendo espaço para exposições de artistas locais, além da disponibilização de cursos gratuitos aos mauaenses, atraindo mais pessoas para conhecer o espaço.

O estudante Marcelo Renan da Silva Moura, 17 anos, frequenta a biblioteca sempre que pode e prefere ler no próprio local do que levar um livro para casa. “Gosto de ler aqui na biblioteca para aproveitar o silêncio e o tempo vago. O meu gênero favorito é infantojuvenil, então, sempre que possível, venho para manter o hábito da leitura diária”, afirma.

Um diferencial da biblioteca é a garantia da inclusão de pessoas com deficiência. Além de amplos corredores para a passagem de cadeira de rodas e rampas na calçada, pessoas com baixa visão ou total deficiência visual podem acessar o acervo em braile ou pegar emprestado os audiobooks. José Edvaldo Silva é deficiente visual e atua como apoio operacional na biblioteca há mais de 10 anos: “Precisamos divulgar esse acervo riquíssimo que recebemos da Fundação Dorina Nowill, porque não são todas as bibliotecas que possuem tantos gêneros literários como nós”, assegura Silva.

Como se não bastasse tantas qualidades, o local ainda conta com espaço infantil, troca de livros, lousa interativa para recados dos visitantes, jardim de inverno e mini-auditório. Interessados em fazer uma carteirinha para empréstimo de livros deve levar duas fotos 3×4, RG e comprovante de residência. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira e das 8h às 17h aos sábados. A biblioteca fica localizada em frente ao Mauá Plaza Shopping, na Rua Luís Mariani, 201, Centro.

Cursos gratuitos – Entre os cursos oferecidos fora e durante o período de férias escolares estão as aulas de histórias em quadrinhos, tear, crochê, tricô, vagonite com fita e bordado oitinho. Alguns professores são voluntários do grupo Arte Comunidade, levando formas de economia solidária para interessados em artesanato.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Biblioteca Cecília Meireles de Mauá aumenta número de visitantes em 36%"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *