Biblioteca abre espaço para autoras brasileiras em homenagem à mulher

613 0

Da Redação – Março passou a ser também o mês da mulher (o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março) e, como parte da programação de homenagens, a Biblioteca Érico Veríssimo (Paulicéia) abriu nesta terça-feira (2) mostra especial apenas com trabalhos de autoras brasileiras. Durante todo o mês, um resumo da vida e obra das escritoras será apresentado em formato de cartaz, mas também seus livros ganham local de destaque.

Ao todo são 14 brasileiras apresentadas em uma mostra heterogênea, que reúne das mais antigas às contemporâneas, entre elas, Cora Coralina, Lygia Fagundes Telles, Thalita Rebouças e Marina Colasanti.

Os livros expostos também podem ser retirados para leitura, sendo emprestados por até 15 dias, com possibilidade de renovação para mais 15. Todas as autoras da mostra têm livros na Érico Veríssimo e também em diversas outras bibliotecas da cidade. O objetivo da exposição é valorizar o trabalho da mulher no cenário literário nacional.

Assim como a participação política social, o século XX foi o ponto de abertura para que a produção literária das mulheres fosse publicada. Grandes escritoras surgiram durante os últimos 100 anos. Nomes como Adélia Prado, Cora Coralina, Lygia Fagundes Telles e Cecília Meireles abriram o caminho para as autoras contemporâneas, sendo até hoje referência.

Mesmo com os avanços de igualdade de gênero, o trabalho literário das mulheres tem menor representatividade. Nas escolas, poucas obras femininas são usadas. Um exemplo é a lista de leitura obrigatória da FUVEST (vestibular mais popular do País), que apenas cita autores homens.

Histórico – O dia 8 de Março é lembrado mundialmente como o dia da representatividade da mulher na sociedade, tendo a data sido escolhida em homenagem à luta operária feminina, em 1857. Desde então, está vinculada à luta da mulher por uma sociedade mais igualitária e justa.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Biblioteca abre espaço para autoras brasileiras em homenagem à mulher"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *