Beneficência Portuguesa apoia ação gratuita de prevenção à diabetes

1065 0

Da Redação – Para lembrar o Dia Mundial da Diabetes, em 14 de novembro, a Beneficência Portuguesa de São Paulo, em parceria com a Associação Nacional de Assistência ao Diabético (Anad), dará apoio técnico para a 18ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes de Detecção, Orientação, Educação e Prevenção das Complicações, que acontece no dia 15 novembro, em São Paulo.

Durante o evento serão oferecidos nove exames para diagnóstico e prevenção da diabetes. Serão testes de colesterol, urina, hemoglobina glicada, avaliação de olhos, pés, boca e medição de índice de massa corpórea, além de palestras e avaliação nutricional, todos gratuitos. “Todos os exames que a pessoa fizer lá em um dia, demoraria 1 ano e meio para ser feito pela rede pública”, afirma o endocrinologista Fadlo Fraige Filho, da Beneficência Portuguesa de São Paulo e presidente da Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (Fenad).

Nos países em desenvolvimento como o Brasil e outros países já desenvolvidos, a obesidade é uma epidemia que caminha junto com a diabetes. De acordo com a pesquisa Vigitel 2014 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), 52,5% dos brasileiros estão acima do peso e 17,9% da população está obesa.

Os dados preocupam e segundo Fadlo Fraige Filho, endocrinologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, quase 25% da população é portadora do gene para diabetes tipo 2. “Ativamente, em torno de 8 milhões de brasileiros têm a doença, mas sabemos que para cada diabético diagnosticado existe outro que não sabe que tem o problema”, afirma Fraige. Além do excesso de peso e do sedentarismo, outro fator que contribui para o avanço da doença no Brasil e no mundo é o envelhecimento da população. “O pâncreas, responsável pela produção de insulina, acaba sofrendo uma falência, mesmo princípio da menopausa da mulher e andropausa do homem”, explica o especialista. No Brasil, os idosos apresentam de 22 a 23% de prevalência de diabetes e a cada quatro idosos um tem a doença, segundo dados do Vigitel.

A diabetes é uma doença silenciosa e o paciente, geralmente, só descobre o problema por conta das complicações. É preciso estar atento aos pequenos sintomas, que muitas vezes, são ignorados, como mudanças de humor, fadiga, fome, sede frequente e vontade de urinar com frequência em grande volume, em especial a noite. O grupo de risco são os parentes de diabéticos, pessoas obesas, hipertensas e da terceira idade. Para prevenir a doença, o ideal é manter hábitos saudáveis, como boa alimentação e exercícios, evitar o tabagismo, controlar o peso e a pressão arterial e realizar check ups médicos frequentes.

Serviço – Ação gratuita de prevenção à diabetes, neste domingo (15), das 8h às 17h, no Colégio Madre Cabrini | Rua Madre Cabrini, 36 – Vila Mariana – São Paulo / SP

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Beneficência Portuguesa apoia ação gratuita de prevenção à diabetes"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *