Barnard: o chapeiro mais famoso do ABCD

2625 3

* Carlos Alberto Coquinho Bazani – A coluna Do Fundo do Baú vai trazer à lembrança dos leitores um conhecido personagem da região. Trata-se de Antonio Silva Filho, um dos melhores chapeiros de todo o Grande ABC e que foi apelidado pelo sobrenome daquele famoso cirurgião sul-africano Dr. Christian Barnard. Barnard iniciou no comércio como balconista, em 1964, na Padaria Central em Santo André. Trabalhou no Marisco Bilhar, Bilhar Paulista e Rina’s Bar no Mercado Municipal.

12351073_1749260158641998_286035012_n Foi no ano de 1968, no Marisco Bilhar, que Barnard iniciou com muito sucesso sua longa e brilhante carreira como chapeiro. Convidado pelo Espanhol, proprietário do Marisco, para substituir o Pinguinha, chapeiro titular, que por motivos óbvios faltava ao serviço constantemente. Ele aceitou o desafio prontamente, e partir daquele momento se iniciava a trajetória de um dos melhores e famosos chapeiros da região.

Barnard preparava as guloseimas para muitos jogadores que frequentavam os salões de Bilhar nos quais trabalhou, Marisco e Paulista. Jogadores esses que vieram a se tornar profissionais da mesa verde: Balila, Carne Frita, Rui Chapéu, o músico Tião e outras figuras folclóricas que tornavam alegres as frias madrugadas. Um dos lanches preferidos e consumidos em grande quantidade pela tradicional e boêmia clientela era o lanche de nome sugestivo, o PC. A iguaria era um suculento churrasco, com ovos, molho e tempero especial, pão e salada (opcional).

As caixinhas variavam de acordo com os resultados dos jogos. Os vencedores dos torneios davam generosas gorjetas, e os que perdiam chegavam a pendurar a conta. Barnard também atuava também como “psicólogo”, ouvindo e aconselhando os seus clientes fiéis, que vez por sempre o procuravam para desabafar com o amigo sobre as desilusões amorosas e difuldades financeiras. Barnard possuía uma paciência de Jó. Por isso nunca se furtou a ouvir mentiras cabeludas e os famosos contadores de vantagens.

Barnard, com 71 anos, atualmente é aposentado, e assessora o amigo de muitos anos o proprietário do Natal’s Bar, ao lado do Corinthians FC, de Santo André. Ele recebeu o apelido de Teco, um conhecido engraxate, assíduo frequentador do local. Foi uma homenagem ao Dr. Christian Barnard (1922/2001), cirurgião sul-africano que realizou em 13 de dezembro de 1967 o primeiro transplante de coração em seres humanos.

12182080_1737990406435640_1159220129_n* Carlos Alberto Coquinho Bazani é natural de Santo André. Atuou como assessor parlamentar e político. É membro do Conselho de Cultura de Santo André e colaborador dos veículos Jornal Informação Resumo Jovem, Gazeta do Grande ABC, Orion FM e Cocknews, além de coordenador do Bloco O Beco do Conforto. Contato com o colunista: coquinhobazani@hotmail.com

Total 4 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

3 Comentários on "Barnard: o chapeiro mais famoso do ABCD"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *