Banho e tosa no verão não é luxo, é fundamental para a saúde e bem estar do pet

1134 0

Antília Reis – Nós humanos necessitamos de cuidados com a higiene e o mesmo acontece com os animais. Os cuidados diários com a limpeza do ambiente e o banho e tosa esporádicos com produtos específicos e indicados para cada pet, os ajudam a se manterem saudáveis e evitam doenças, para eles e para toda a família.

No verão essa necessidade é potencializada, já que traz consigo a proliferação de ectoparasitas, como pulgas e carrapatos, que com o aumento do calor e da umidade se reproduzem mais e infestam animais e ambientes.

O serviço de banho e tosa deve ser ministrado por um profissional habilitado, que sabe como manusear adequadamente produtos e equipamentos, estudou para cada especificidade da atividade e, principalmente, que tem todo o cuidado e atenção para evitar acidentes. Só um estabelecimento especializado pode oferecer shampoos, pentes, escovas, produtos para limpeza de ouvido e para secagem do pelo. Fundamental, pois um animal úmido, sem que sua pelagem esteja seca corretamente, estará muito mais vulnerável a fungos e bactérias, podendo ter sua saúde prejudicada.

É com esse argumento que o setor de banho e tosa das lojas especializadas cresce exponencialmente nessa época do ano, aumentando o faturamento e demanda por profissionais especializados. Muitas operam com agendas lotadas e fila de espera. Aliás, o mercado pet no ano passado, com toda a crise que assolou a economia brasileira, apresentou um crescimento no faturamento de 7,8% e movimentou R$ 18 bilhões na economia.

Erick Morgado, da Personal Pet Escola, alerta que a responsabilidade na formação dos profissionais que dão conta da demanda nos salões de banho e tosa também é grande. “Com ou sem sazonalidade, formamos um especialista comprovadamente capacitado e apto a encarar os desafios da profissão, que vai muito além de operar com destreza tesouras e lâminas. Formamos o empreendedor para gerir seu próprio negócio, focado no crescimento e comprometido com o atendimento esmerado e com serviço de qualidade”.

Personal Pet Escola – empreendedorismo com amor e respeito aos animais – A escola nasceu do empreendedorismo de Erick Morgado, groomer com mais de 17 anos de conhecimento acumulado, mais de 20 cursos de especialização, além de maciça presença em feiras, palestras e demais eventos de relevância no setor. Forma, em média, 50 alunos por mês, 600 por ano, advindos de todo o Brasil e de outros países, que buscam aprender com um professor referência no segmento.

São oferecidos o Curso de Banhista, onde o aluno aprende a banhar, secar, escovar, desembolar e realizar a tosa higiênica (tosa na máquina); o Curso de Banho e Tosa, onde o aluno é preparado para desenvolver as atividades do banhista, além da tosa na máquina e na tesoura; e o Curso Avançado, o mais extenso do mercado (com uma média de 180 horas), onde o aluno além de aprender todas as técnicas dos demais cursos, se especializa em fazer penteados, tatuagens, hand stripping (técnica de retirada de pelos), trabalhar com pelagem dura, etc. Esse último também conta com conteúdo voltado para a gestão, destinado ao aluno que pretende abrir o seu próprio negócio.

Os alunos também participam de workshops, proferidos por Erick, oportunidade para aprender e dirimir dúvidas. Cada aluno treina com uma média de 15 raças durante o curso, facilitando ainda mais o aprendizado e a integração com o mercado pet. Para saber mais acesse: www.cursobanhotosa.com.br

13533078_1040027489367098_504849327348639490_n

* Antília Reis é advogada, diretora na empresa Antília Da Monteira Reis Advocacia e presidente da Comissão de Proteção da Defesa Animal na Subseção de São Bernardo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SBC)

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Banho e tosa no verão não é luxo, é fundamental para a saúde e bem estar do pet"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *