Avanços e investimentos marcam os 4 anos do Hospital de Clínicas

2283 0

Texto: Gabriela Maria – Crédito-Foto: Gabriel Inamine (PMSBC)

Da Redação – O Hospital de Clínicas (HC) de São Bernardo comemorou, na semana passada, seu quarto aniversário, com uma realidade totalmente transformada, a partir de janeiro deste ano, com a gestão do prefeito Orlando Morando.

Desde que foi inaugurado, em dezembro de 2013, o equipamento de saúde nunca apresentou resultados e investimentos tão positivos, quanto neste ano. Antes do atual governo, o HC operava apenas com 40% de sua total capacidade e não tinha condições de oferecer nem água quente para todos os leitos do hospital.

Hoje, o cenário apresentado no espaço é bem diferente. Atualmente, são 220 leitos em atividade, além de ampla estrutura de atendimento digno e de qualidade. Além disso, a Prefeitura firmou parceria com a empresa de distribuição de gás natural, a COMGÁS. Com a medida, todo o sistema de aquecimento de água, aquecedores e cozinha passaram a ser movidos por uma energia sustentável e barata aos cofres públicos.  Todos os leitos do HC passaram a ter acesso a água quente e uma economia de R$ 36 Mil, por ano.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, comemorou os avanços que foram realizados no Hospital ao longo deste ano. “É gratificante ver o resultado de um trabalho bem feito, principalmente após nos depararmos com uma má gestão neste complexo. Encontramos o hospital sucateado e com diversos problemas na estrutura. Hoje, podemos dizer que o HC é uma grande referência de atendimento em nossa cidade”.

Além dos avanços na estrutura do equipamento público, o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, apontou os investimentos que foram realizados para ampliar o número de atendimentos. “Criamos, dentro do hospital, um moderno Centro de Endoscopia. Ampliamos a oferta e hoje realizamos 22 exames por dia e uma média de 500 procedimentos por mês, entre endoscopia, colonoscopia e broncoscopia. Todos os equipamentos, foram comprados pela gestão anterior, porém estavam abandonados dentro do hospital, sem nunca ter sido utilizado”, explicou Reple.

O aposentado Pedro Donizete, de 52 anos, realizou recentemente, por meio do programa Saúde Prioridade Cirurgia, um procedimento de hérnia no HC. O paciente ficou internado e se encantou com o atendimento que recebeu no complexo hospitalar. “Eu recomendo esse hospital para todos os meus conhecidos. Fui muito bem atendido pela equipe médica e também pela enfermagem. O espaço possui uma estrutura semelhante a um hospital particular, não tenho do que reclamar e sim agradecer”, disse o aposentado.

O chefe do Executivo também ressaltou a inauguração do primeiro heliponto público da região do Grande ABC. “O Heliponto deveria ter sido inaugurado junto com o Hospital, em 2013. Porém toda a documentação do novo espaço foi abandonada pelo antigo prefeito. Com a inauguração, passamos a oferecer maior mobilidade para os pacientes de urgência e emergência. Além de facilidade para o transporte de doação de órgão. Ou seja, estamos devolvendo o respeito aos moradores e proporcionando uma saúde de qualidade para a nossa cidade”, complementou Morando.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Avanços e investimentos marcam os 4 anos do Hospital de Clínicas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *