Avaliação do TCE põe São Bernardo entre as 10 melhores cidades do Estado

935 0

Da Redação – Avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo mostra que a Prefeitura de São Bernardo está no caminho certo em relação à gestão e resultados dos investimentos públicos. A cidade obteve do órgão a classificação A para a área de Educação, o que significa altamente efetiva. Em outras áreas, como Saúde e Meio Ambiente, o município também foi muito bem avaliado.

O órgão pesquisou ações de 644 municípios paulistas em sete áreas, que abrangem, além de Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos e Governança da Tecnologia da Informação. O Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM) colocou São Bernardo como a melhor avaliada no ABC.

O estudo do TCE teve como base as respostas fornecidas pelas próprias administrações municipais em relação ao exercício de 2014. “Mesmo assim, o órgão foi a campo para confrontar se as informações eram consistentes”, disse Antonio Bonadio, diretor de Orçamento e Planejamento da Administração municipal.

Para Bonadio, o reconhecimento é resultado direto da maneira de governar adotada desde 2009 pelo prefeito Luiz Marinho, ou seja, com grande enfoque no planejamento e na participação da sociedade na definição das prioridades de investimentos públicos. “Agora estamos colhendo os frutos. Esse é um excelente resultado. ”

No quesito Educação, somente 36% das cidades alcançaram o nível mais alto (Faixa A), o que situa São Bernardo à frente de outros municípios do Estado. “Certamente pesou na ponderação o processo de investimento na capacitação dos professores da nossa rede de ensino, o rendimento escolar – obtivemos nota 6 no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), e a entrega de uniformes e materiais escolares, que sempre cumprimos”, comentou.

Na área de Saúde, São Bernardo conquistou B+, o que significa Muito Efetiva, “ainda assim podemos considerar um excelente índice”, explicou. Nessa ponderação foram avaliadas consultas por atendimento à distância, políticas de atendimento à família, de vacinação e saúde bucal, entre outros fatores, explicou Bonadio.

Outras avaliações muito positivas de São Bernardo foram nota A em i-Cidade, que mede o grau de envolvimento do planejamento municipal na proteção dos cidadãos frente a possíveis riscos e desastres; nota A em i-Ambiente, que contém informações sobre resíduos sólidos, educação e estrutura ambiental; nota B, em i-Fiscal, que mede a gestão fiscal por meio da análise da execução financeira e orçamentária; e nota B em i-Governança, que diz respeito às informações e conhecimento dos recursos relacionados à tecnologia da informação em favor da sociedade.

De acordo com o diretor, os indicadores do Tribunal servirão como termômetro para otimizar as ações das áreas. “É uma boa indicação para aferirmos avanços e onde precisamos melhorar.”

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Avaliação do TCE põe São Bernardo entre as 10 melhores cidades do Estado"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *