Auricchio usa tecnologia para São Caetano evoluir ainda mais

198 0

Da Redação – O Plano de Governo de José Auricchio Júnior (PSDB) apresenta uma série de propostas com uso da tecnologia para fazer de São Caetano do Sul uma cidade cada vez mais desenvolvida, evoluída, inteligente e digital.

O prefeito e candidato à reeleição já coloca em prática uma série de medidas inovadoras em seus mandatos, o que lhe rendeu o prêmio de Melhor Cidade em Inclusão Digital, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As propostas tecnológicas vão desde ações na área econômica, passam pela Segurança, Saúde, Social e Educação, até a gestão administrativa, numa vertical que coloca São Caetano como uma cidade do presente e do futuro.

“Preparamos o município para o hoje e para o amanhã, com soluções tecnológicas de governança pública que permitam a plena digitalização da relação entre o governo e o cidadão e facilite a vida das pessoas. É essa a visão de futuro que temos para São Caetano do Sul”, afirma Auricchio.

Nas gestões Auricchio a tecnologia já está presente, seja na implantação de prontuários eletrônicos da Saúde, seja na Educação, com a parceria com a Google For Education, a gigante norte-americana sediada em Mountain View, na Califórnia. Esses processos serão ampliados e aperfeiçoados.

Na área de Desenvolvimento Econômico, o destaque tecnológico é a Implantação do Sistema Municipal e do Centro Municipal de Inovação. O ecossistema de inovação foi criado ano passado pela lei 5.822. Envolve a Prefeitura, a sociedade civil organizada, o segmento educacional e a iniciativa privada, com o objetivo de transformar São Caetano na “Capital da Inovação Brasileira”.

Serão incentivadas a vinda de startups e empresas de inovação com foco em healthtechs (de Saúde) e govtechs (de gestão). Localizado junto ao futuro Parque Tamoyo, o Centro Municipal de Inovação contará com infraestrutura de um ambiente corporativo compartilhado (coworking) e instalações de apoio às ações de inovação e implantação de startups.

Também será criada a plataforma digital de comércio e serviços, associada ao Cartão São Caetano. Funcionará como uma fintech municipal, concentrando os recebíveis de beneficiários de programas de transferência de renda e realizando transações digitais de compra de produtos e serviços. A iniciativa auxiliará na ativação da economia local para superação da crise pandêmica.

Auricchio ainda prevê elaborar o ‘Plano Estratégico São Caetano Cidade Inteligente’ junto com a população e operacionalizar a Lei das Antenas 5G. A Lei Municipal 5.889/2020 atualiza a regulamentação das estações de rádio-base no município e coloca São Caetano em posição privilegiada para a chegada de quinta geração de internet.

No mandato 2021-2024 será elaborado manual de licenciamento das antenas e realizado trabalho de sensibilização junto ao setor para facilitar a entrada da tecnologia no município. Ainda na questão de desenvolvimento econômico, as propostas de Auricchio visam criar a feira do artesanato digital e o portal de imóveis e informações imobiliárias.

No setor de Segurança, destaque para o uso de destacamento aéreo por meio de drones, integrados ao Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), inaugurado em agosto por Auricchio. Essa medida faz parte do projeto Meu Bairro Mais Seguro, que consta no plano de governo. Além disso, será criado um aplicativo para monitoramento de ocorrências policiais, que permitirá ao cidadão acompanhar em tempo real os acontecimentos e servirá como linha direta para o acionamento do SOS Cidadão 156. Em uma segunda fase, o app terá interface com a ‘internet das coisas’ (IoT), em especial por meio de chips em veículos, bens e estabelecimentos comerciais que permitam a geolocalização.

No campo da gestão pública será implantado o Atende Fácil Digital – Papel Zero. Com a consolidação do Cartão São Caetano, o Atende Fácil Digital será um aplicativo que reunirá gradualmente todos os serviços prestados pela Prefeitura e proporcionará a digitalização da relação entre cidadão e governo, propiciando economia de recursos na máquina administrativa, maior sustentabilidade com a gradual eliminação do papel e maior agilidade na marcação de consultas e exames, na realização de matrículas escolares, no recolhimento de tributos e no recebimento de benefícios sociais.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Auricchio usa tecnologia para São Caetano evoluir ainda mais"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *