Audiência pública em Santo André apresenta contribuição do ABC para plano diretor metropolitano

810 0

Da Redação – O Grande ABC vai contribuir com uma visão regional conectada para o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de São Paulo, afirmou nesta quinta-feira (5) o Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Luis Paulo Bresciani. A declaração ocorreu durante a primeira audiência pública sobre a iniciativa nas sete cidades, realizada no auditório do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa).

“O PDUI é uma construção coletiva. A expectativa é de uma visão não apenas de cada município, mas uma lógica do Grande ABC olhando para a Região Metropolitana”, disse Bresciani. Para a viabilização do Plano, acrescentou, o Consórcio atua como protagonista, trabalhando ao lado de outros consórcios públicos da Região Metropolitana e da Prefeitura de São Paulo.

A técnica da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), Zoraide Miranda, apresentou os objetivos PDUI, que estabelece ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional, e as etapas da iniciativa. “Neste momento, estamos reunindo informações dos consórcios, das prefeituras e das audiências públicas, em um esforço para fazer um diagnóstico técnico da região metropolitana”, explicou.

O diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Hamilton Lacerda, ressaltou a importância da contribuição popular no PDUI. “Apesar de bem estruturado, o processo precisa extrapolar o poder público e contar com maior participação da sociedade civil. Além disso, os municípios do ABC terão de identificar dez representantes para a instância deliberativa do processo participativo, incluindo empresários, trabalhadores, representantes das universidades, movimentos sociais e ONGs”.

Sebastião Ney Vaz Júnior, coordenador do Comitê de Programa Resíduos Sólidos do Consórcio e Superintendente do Semasa, convidou o público a participar das audiências públicas das demais cidades da região, que serão realizadas também neste mês.

Serviço – Próximas audiências municipais no ABC:
10/05 – Mauá, às 18h. Centro de Formação de Professores Miguel Arraes (Rua Rio Branco, 183, Centro)
12/05 – Diadema – a definir
17/05 – São Caetano, às 18h. DAE de São Caetano (Av. Fernando Simonsen, 303, Bairro Cerâmica)
19/05 – Rio Grande de Serra – a definir
24/05 – Ribeirão Pires, às 18h. CC de Ribeirão Pires (Rua Dr. Yutaka Ishihara, 220, Jardim Pastoril)
25/05 – São Bernardo do Campo – a definir

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Audiência pública em Santo André apresenta contribuição do ABC para plano diretor metropolitano"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *