Audiência apresenta Plano Regional como ação conjunta para resíduos sólidos no ABC

605 0

Da Redação – O Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC (PGIRS ABC) representa “um marco histórico para o ABC em termos de planejamento”, afirmou, nesta terça-feira (26), Sebastião Ney Vaz Júnior, coordenador do Comitê de Programa Resíduos Sólidos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Superintendente do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa). A avaliação ocorreu durante a segunda audiência pública para discussões sobre a iniciativa, realizada no Anfiteatro da Prefeitura de Santo André.

Ney Vaz disse ainda que o Plano Regional vai contribuir para o fortalecimento da região, ao propor ações conjuntas para a questão dos resíduos sólidos. “Não há uma solução única para cada município, mas uma solução regional”, disse, ressaltando que o tema é debatido continuamente dentro do Comitê do Consórcio, que acompanha a elaboração do Plano.

O Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, classificou o Plano Regional de Resíduos Sólidos como um dos pontos prioritários desde as plenárias do Plano Plurianual (PPA) Regional Participativo do Grande ABC 2014 – 2017, elaborado pela entidade regional. “Este plano significa a concretização de um dos resultados do PPA”, disse, ressaltando que as contribuições das audiências serão apresentadas na próxima reunião mensal dos prefeitos, marcada para segunda-feira (2 de maio).

Os professores Elcires Pimenta Freire e Luciana Pranzetti Barreira, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), contratada pelo Consórcio para produzir o Plano Regional, apresentaram os principais pontos do estudo. A elaboração busca o planejamento da gestão de resíduos, possibilitando a implantação de programas e sistemas regionais que atendam às necessidades da Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei federal nº 12.305/2010).

Após a apresentação, o coordenador do Comitê do Consórcio e os professores da FESPSP responderam a dúvidas e comentaram sugestões do público presente sobre temas como coleta seletiva, atuação das cooperativas de catadores, logística reversa, instalação de ecopontos.

Confira abaixo a programação das próximas Audiências Públicas para o Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC (para participar não é necessário inscrição):

Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC – Audiências Públicas por município
27/04/2016 (Quarta-feira)
São Bernardo do Campo
Local:  Rua Kara, 105 – Jardim do Mar
Horário: 10h
Ribeirão Pires
Local: Câmara Municipal (R. João Domingues de Oliveira, 12 – Centro)
Horário: 14h

28/04/2016 (Quinta-feira)
Diadema
Local: Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300 – Centro)
Horário: 14h
Mauá
Local: Centro de Formação dos Professores Miguel Arraes/Boulevard (Rua Rio Branco, 183 – Centro)
Horário: 18h

29/04/2016 (Sexta-feira)
Rio Grande da Serra
Local: Salão Nobre do Fundo Social (Rua do Progresso, 700 – Centro)
Horário: 14h

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Audiência apresenta Plano Regional como ação conjunta para resíduos sólidos no ABC"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *