Atletas da Ginástica Artística Feminina se submetem a Controle Técnico

38 0

Evento será transmitido ao vivo pela TV NSports e pelo canal da CBG no YouTube

Da Redação – Depois do sucesso que foi o segundo Controle Técnico da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Masculina, no último dia 16, chegou a vez de a Seleção Brasileira Feminina se apresentar sob o olhar de uma banca de arbitragem – e dos fãs da modalidade. O evento será transmitido ao vivo pelo Canal Olímpico da TV NSports e pelo canal da CBG no YouTube, a partir das 10h, nesta terça-feira (27).

Iryna Ilyashenko, uma das treinadoras da Seleção, acredita que o formato da atividade – algo a meio caminho entre um treino e uma competição – motiva as ginastas, o que deverá ensejar uma apresentação de alto nível. “Para as ginastas, a mera palavra Controle já vale muito. Muda o foco, aumenta a responsabilidade na execução das séries. Analisando as ginastas europeias, que estão competindo agora, pudemos verificar que o tempo em que ficaram paradas modificou a reação psicológica delas no momento de estresse. Muitas ginastas de alto nível, experientes, acabam cometendo erros na hora de apresentação”.

Francisco Porath, também treinador da Seleção Feminina, acha que o formato escolhido para a atividade foi o melhor possível, diante das circunstâncias impostas pela pandemia. “Como tivemos muitos cancelamentos de competições no nosso calendário do primeiro semestre, uma das soluções encontradas foram as avaliações virtuais. Nessas ações foram formados grupos distintos, por nível técnico. O grupo que participa do estágio de treinamento (iniciado no dia 18) terá uma ótima oportunidade de sentir um pouco mais próximo o ambiente de competição”.

Porath lembra que a luta por vagas na Seleção é um fator que acrescenta uma dose de motivação muito importante. “A equipe para o Pan ainda não está fechada. Por esse motivo, acredito que todas têm condições, e a motivação nessa busca está visível nos treinos!”

Iryna prevê um clima muito interessante na ação. “Como não podemos realizar competição presencial neste período, pelo menos usando a arbitragem virtual podemos colocar ginastas sob pressão psicológica, em clima de disputa, simulando aquecimento de competição, sob o olhar especializado dos árbitros”.

A treinadora ucraniana também vê as ginastas em ascensão. “As meninas estão entrando na forma física para iniciar o treinamento preparatório específico para o Campeonato Pan-Americano”.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Atletas da Ginástica Artística Feminina se submetem a Controle Técnico"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *