Ginastas brasileiros testam suas coreografias em competição preparatória para o Mundial de Guimarães
Lucas Barbosa e Tamires Rebeca Silva
(Divulgação/CBG)
Da Redação (SP) – Quem ficou impressionado com o último filme do Homem-Aranha, “Sem Volta para Casa”, que reuniu três versões do amigão da vizinhança, vai ficar surpreso com um quarto elemento. No universo da Ginástica Aeróbica, o consagrado ginasta Lucas Barbosa também vai envergar o uniforme do aracnídeo.
O próprio Lucas montou sua coreografia, desenvolvida a partir de um mix de músicas de diferentes trilhas sonoras do Homem-Aranha, incluindo a mais famosa, a música-tema da série de desenhos animados Spider-Man, de 1967, que chegou a ser gravada pela banda Ramones.
A coreografia vai ser exibida pela primeira vez na etapa de Cantanhede da Copa do Mundo, em Portugal. A competição começa nesta sexta-feira (25), com a qualificação das duplas. No dia seguinte, haverá a qualificação individual. Todas as finais estão marcadas para o domingo.
A competição em Cantanhede vai servir como preparação para o Mundial, que será disputado em outra cidade portuguesa, Guimarães, de 16 a 18 de junho. O grande objetivo da temporada serão os Jogos Mundiais (World Games), a chamada Olimpíada das modalidades não-olímpicas. O evento vai ocorrer em Birmingham, no estado norte-americano do Alabama, de 7 a 17 de julho.
No Mundial, Lucas vai tentar subir novamente no pódio. Na edição do ano passado, em Baku, no Azerbaijão, o ginasta mineiro conquistou o bronze, dando fim a um jejum brasileiro de medalhas na competição, que já durava 11 anos.
Pela primeira vez, o mineiro de 27 anos vai competir com uma coreografia montada por ele mesmo. “Achei um pouco complicado montar a coreografia para mim mesmo. Sou um pouco perfeccionista e sempre fico achando que poderia ter melhorado alguma coisa aqui ou ali. Mas, no final, acho que pela primeira vez tenho uma série que ficou com a minha cara. Vai ser algo muito artístico, do jeito que eu gosto. A música é bem temática. E a inspiração, é claro, veio do último filme, ‘Sem Volta para Casa’”.
A primeira vez em que o Brasil será representado no tablado do pavilhão “Os Marialvas”, do time de futebol de Cantanhede, será na sexta-feira. A dupla formada por Lucas e por Tamires Rebeca Silva, colega do ginasta na equipe da Universidade Federal de Minas Gerais, vai buscar classificação para a final.
Lucas acredita que sua parceria com Rebeca poderá brilhar neste ano. “Nossa dupla tem grandes chances. Temos grandes expectativas em cima dela, no Mundial e nos World Games. E para sermos campeões mesmo”.
Na competição individual, Rebeca escolheu o tema “Rainha do Amor”. A exemplo de Lucas, trata-se de uma coreografia montada pela própria atleta – ela recebeu ajuda de Lucas e da coreógrafa Carolina Reis. “É uma coreografia muito diferente. Sempre usei um estilo de diva mais antigo, tipo Whitney Houston. Acredito que vai chamar muito a atenção de quem vai estar assistindo porque está bonita de se ver. A música é muito animada e muito legal. Tem batidas diferentes. A intenção é mostrar que sou a rainha que acham que eu sou”, brinca ela.
Katia Lemos, Coordenadora Técnica de Ginástica Aeróbica da CBG, explica que a etapa de Cantanhede vai funcionar para a realização de ajustes visando às duas competições-foco, o Mundial de Aeróbica e os Jogos Mundiais.
“Nós precisamos testar as rotinas construídas em cima do novo Código de Arbitragem, que mudou muito. Tive que estudar muito o novo código, porque as mudanças são radicais. O feedback que receberemos da arbitragem vai ser fundamental para fazermos os ajustes. O novo código resgata a identidade da Ginástica Aeróbica. Agora vai prevalecer a qualidade artística, e novamente vai ser valorizado o tema de cada série, aquela coisa de contarmos uma história ao longo de uma coreografia”, diz a professora.
Nenhum comentário on "Atacando como Homem-Aranha, Lucas Barbosa tenta escalar o pódio na Copa do Mundo"