Associação São Luiz recebe primeiro repasse do Fundo Social de SBC

2025 0

Texto: Carla de Gragnani – Foto: Omar Matsumoto

Da Redação – O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou nesta quarta-feira (28) o primeiro cheque em nome do Fundo Social de Solidariedade (FSS) – presidido pela primeira-dama, Carla Morando –, no valor de R$ 10 mil, destinado a entidades sem fins lucrativos cadastradas na cidade. A primeira entidade contemplada após a sanção da lei municipal 6654/2018, que autoriza o Fundo a doar recursos angariados junto à iniciativa privada, foi a Associação São Luiz, na Vila Euclides.

A entidade atende 20 crianças, cujas guardas judiciais foram retiradas dos pais e que atualmente se encontram em situação de risco pessoal e social. O espaço oferece ambiente adaptado para o desenvolvimento físico e mental, preservando os vínculos com a família de origem e, quando necessário, promovendo a integração em família substituta. No local, as crianças e adolescentes recebem assistência social e psicológica, atendimento médico e odontológico, além de estrutura para o bom aproveitamento escolar.

Iniciativa idealizada pela primeira-dama, o aporte financeiro é o primeiro na história da cidade realizado pelo Fundo Social, que antes da aprovação da nova lei estava impedido de efetuar repasses em dinheiro, apenas doações de materiais e produtos, por meio de licitação.

“A Associação São Luiz foi a primeira entidade regularizada a apresentar a documentação exigida e por isso teve seu processo de repasse agilizado. Esta entidade desenvolve um trabalho maravilhoso, no qual estas crianças são respeitadas e recebem a atenção devida. Para mim é um orgulho poder ajudar esse projeto”, enfatizou o chefe do Executivo. Para receber o aporte, as instituições devem comprovar cadastro nos conselhos municipais de órgãos sem fins lucrativos e apresentar os atestados de regularidade previdenciária, trabalhista, de funcionamento, entre outros.

Diretora da entidade, Olga Guazzelli celebrou a entrega e a aprovação da nova lei. “É com muita alegria que recebemos este valor, que chega em boa hora, diante das dificuldades que estamos passando”, salientou. Além da Associação São Luiz, outras cerca de 50 instituições sem fins lucrativos receberão um total de R$ 554,2 mil em repasses do Fundo Social. O valor foi angariado junto a empresários e pessoas físicas interessadas em ajudar ao próximo, durante o Jantar de Aniversário da cidade, realizado em agosto do ano passado.

As entidades estão sendo orientadas por grupo de trabalho multisecretarial da Prefeitura– formado pelas pastas de Finanças, Educação, Desenvolvimento Social e Cidadania e Procuradoria-Geral do Município (PGM) –, que atua no encaminhamento de processos de regularização das instituições para recebimento dos valores.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Associação São Luiz recebe primeiro repasse do Fundo Social de SBC"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *