Artistas de SBC trazem diversas formas de arte para a cidade

40 0

Ações estão ocorrendo on-line, com os vídeos do “Cultura em Casa”, e nos muros e fachadas de espaços públicos e privados

Texto: Kati Dias (PMSBC)

Da Redação – A vida cultural de São Bernardo tem se adaptado aos novos tempos. Artistas contemplados nos 19 editais lançados pela Prefeitura de São Bernardo, em 2020, em atendimento à Lei Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020) têm trazido diversas formas de arte para a cidade.

Desde o início de fevereiro, os profissionais da cultura iniciaram a entrega de suas obras na Pinacoteca de São Bernardo. A publicitária e fotógrafa Rosana Rossi, 54 anos, primeira colocada no edital Mostra de Artes – Fotografia (colorida e monocromática) esteve na Pinacoteca de São Bernardo na última segunda-feira (15/02).

Moradora da Vila Gonçalves, Rosana foi premiada com as obras “Visão do artista” (colorida) e “Paço sob a ótica cubista (monocromática)”. O tema do edital era “Arte em toda parte”, sendo realizada por fotógrafos iniciantes ou profissionais, desde artistas visuais e coletivos residentes na cidade. Ao todo foram premiadas 24 fotografias coloridas e 22 monocromáticas (preto e branco).

O secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, destacou a importância da Lei Aldir Blanc e do trabalho feito pela Pasta. “A Lei Aldir Blanc trouxe valorização e reconhecimento aos trabalhadores envolvidos com o fomento da cultura. A Secretaria de Cultura executou um excelente trabalho no cumprimento dos termos da Lei”, disse.

Como parte da premiação, as obras fotográficas selecionadas comporão uma exposição física em espaço cultural da cidade, em data a ser definida, após findado o período de calamidade pública.

CULTURA EM CASA – Os vídeos do edital “Cultura em Casa SBC”, que traz 78 obras audiovisuais em várias linguagens artísticas, em apresentações gratuitas e remotas estão no ar desde o início deste mês. Todos os dias, às 18h, são liberados vídeos inéditos na página Secretaria de Cultura e Juventude no Facebook (@saobernardo.cultura). É possível acompanhar todos os vídeos na página do Youtube (http://bit.ly/3bkbdWN e no portal www.saobernardo.sp.gov.br/cultura.

Com acervo eclético, um dos destaques é o vídeopoema “Vozes Negras Ecoam, Sem Justiça, Sem Paz” (https://youtu.be/9W5-s4S3Q-o), no qual os artistas Mariana Sancar e Marcílio Moura declamam um poema ilustrado por vídeos de arte circense com forte apelo cênico, servindo de apoio ao texto, inspirado nas manifestações Black Lives Matter, nos Estados Unidos, e Vidas Negras Importam, no Brasil.  Há também a apresentação de teatro de bonecos, contação de histórias, vídeoaulas artísticas, danças e musicais, entre outros temas.

ARTE URBANA – Além de premiar os profissionais da arte, o edital de Arte Urbana, inserido na Lei Aldir Blanc, também vai embelezar os muros e fechadas de espaços públicos e privados. O edital contemplou 20 propostas de artes urbanas com técnicas como graffiti, muralismo, stencil, instalações, lambe-lambe e cartazes.

Destaque para Cena7, cuja proposta “Mural: Diálogo de uma Memória Popular” atingiu a maior pontuação geral deste Edital. Cena7, que participou das 3 intervenções de Arte Urbana realizadas no Centro de Memória entre 2010 e 2017 propõe, neste trabalho, o olhar de um homem negro oriundo do Jardim Cláudia.

Outra proposta é do artista Daniel Melim, criador de uma das obras mais emblemáticas da Arte Urbana brasileira e que se constituiu como cartão postal da cidade de São Paulo, o “Mural da Luz”, de 2011, na Rua Brigadeiro Tobias, 787, no Centro, em um prédio próximo da Pinacoteca de São Paulo. O projeto de Melim será feito na Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Dr. Fláquer, 26, Centro), a partir de segunda-feira (22/02).

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Artistas de SBC trazem diversas formas de arte para a cidade"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *