Arte inclusiva é tema de exposição no Senac São Bernardo

688 0

Da Redação – De 1º a 20 de novembro, o Senac São Bernardo do Campo abriga a exposição Graffiti: Inclusão por meio da arte, de Marcio Reis, conhecido popularmente como Banguone. O artista, que é daltônico, adaptou técnicas de pintura para colocar em suas obras cores que ele não enxerga. A mostra, montada no hall de entrada da unidade, apresenta ao público o resultado desse trabalho em 20 obras.

Na abertura da exposição, que acontece no dia 1º de novembro, às 19h30, os visitantes poderão participar de um bate-papo com o artista e tirar dúvidas sobre a metodologia que ele usa, além de conhecer curiosidades sobre o grafite e outras artes urbanas. Não é necessário fazer inscrição para participar, basta comparecer ao local.

“Criei um método para pintar com cores que eu não conheço – os tons pasteis derivados do verde. Com isso, consigo mostrar que a limitação física não afasta ninguém da arte e ainda consigo incentivar outros artistas, valorizando a importância da arte inclusiva, capaz de reunir e aproximar as pessoas. Isso é mágico”, declara emocionado Marcio, que também é palestrante sobre o tema.

O artista emprega em suas obras conceitos de sustentabilidade e reutiliza como matéria-prima madeiras usadas em construções, tábuas de guarda-roupas jogadas nas ruas, telas de trabalhos escolares descartados, entre outros materiais considerados como lixo por muitos, mas que, em suas mãos, ganham outros ares.

Márcio é formado em produção audiovisual pela FIAM-FAAM e começou sua trajetória como artista visual em 1996. Autodidata, inicialmente privilegiava as cores preto e branco, até que, em 2000, descobriu que é daltônico e passou a desenvolver um método próprio de pintura, por meio do estudo da teoria das cores.

“Apoiamos a iniciativa e trouxemos para a unidade essa exposição, pois os conceitos desse trabalho estão alinhados com os nossos objetivos enquanto instituição de ensino, de usar a educação como agente transformador da sociedade”, declara Jurandir Santos, gerente do Senac São Bernardo do Campo.

Serviço – Exposição Graffiti: Inclusão através da arte, de 1º a 20/11, das 8h às 21h, no Hall de entrada – Senac São Bernardo (Avenida Senador Vergueiro, 400 – Centro) – Informações: www.sp.senac.br/sbcampo

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Arte inclusiva é tema de exposição no Senac São Bernardo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *