Arte do Graffiti chega aos núcleos habitacionais de Diadema

8679 0

Da Redação – A arte do Graffiti está chegando em lugares diversos de Diadema. Além das ruas, a expressão inspirada na Cultura do Hip Hop está exposta em dez painéis dos núcleos habitacionais Beira-Rio e Morro do Samba, ambos no bairro Serraria e entregues recentemente para a população. A iniciativa de levar arte aos dois locais partiu da Prefeitura, por meio do Programa Bem-Viver, implantado pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sehab). A ação busca levar melhorias e qualidade de vida a pessoas que habitam moradias populares em Diadema.

Para fazer os painéis, tamanhos 2,5m X 5m, foram convidados oito artistas da cidade e dois de São Bernardo do Campo. Segundo Iommi Edgar, o Dego, professor de Graffiti da Casa do Hip Hop e coordenador da pintura nos núcleos, antes de fazer os desenhos houve uma conversa com os moradores para explicar o que é a arte do Graffiti e buscar proximidade. “Isso nos inspirou a fazer desenhos positivos e que trouxessem identificação com a comunidade”, afirma. As figuram levaram uma semana para ficarem prontas.

Para o secretário de Cultura Eduardo Minas a grafitagem contribuiu para deixar Diadema mais colorida e plural. “O bacana desse trabalho é que a parceria com a Sehab nos permite levar mais cultura às localidades e com a participação dos moradores. O importante é que todos tenham acesso à cultura”, ressalta.

Parcerias – Gerenciado pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sehab), o Bem-Viver é um programa intersecretarial cuja finalidade é incentivar os moradores dos núcleos para que gostem e achem bonitos os locais onde vivem.

Segundo a secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Regina Gonçalves, o objetivo não é somente fazer obras de melhorias nos núcleos, mas promover a integração e o empoderamento dos moradores para com os espaços públicos. “Um exemplo concreto é que, já no início de 2018 no Beira Rio e no Morro do Samba, vamos realizar plebiscito para que os moradores escolham um novo e único nome para batizar a ‘vila’ formada pelos dois núcleos. Esse novo momento irá permitir a ambos os núcleos romperem os muros invisíveis da segmentação, fazendo com que se sintam mais integrados com a cidade como um todo”, revela a secretária.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Arte do Graffiti chega aos núcleos habitacionais de Diadema"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *