Araraquarense Liniker e rapper Edgar recebem 17º Prêmio Zumbi dos Palmares

243 0

Artistas homenageados foram indicados pelo mandato da deputada estadual Márcia Lia

Da Redação – A cantora e compositora Liniker e o rapper, poeta e performer Edgar recebem o Prêmio Zumbi dos Palmares, oferecido pelo Serviço de Defesa Contra o Racismo – SOS Racismo, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), nesta quarta-feira (27), a partir das 19 horas, no Auditório Franco Montoro. Os artistas foram indicados pelo mandato da deputada estadual Márcia Lia.

Esta é a 17ª edição do prêmio, que reconhece o trabalho e a atuação de personalidades e lideranças no combate ao racismo, na luta pelos direitos da comunidade afrodescendente e pela preservação e fortalecimento da identidade, história e cultura negra.

O Prêmio integra a Semana da Cultura Negra da Alesp e lembra o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, data de morte do líder Zumbi dos Palmares, que dedicou sua vida à luta pela liberdade de seu povo.

“Além de fazer a defesa dos direitos da comunidade afrodescendente, dar voz a um povo historicamente calado pelo colonizador e que ainda hoje sofre as consequências dessa violência, o Prêmio Zumbi dos Palmares reconhece e destaca aqueles e aquelas que são referência para negros e negras”, fala a deputada Márcia Lia.

O mandato escolheu dois jovens artistas de destaque no combate ao racismo e na ocupação de espaços pela comunidade afro. A araraquarense Liniker Barros ganhou espaço na cena musical em 2015, quando dois vídeos com a banda Os Caramelows – “Zero” e ” Louise du Brésil”, do EP “CRU” – atingiram  um milhão de visualizações no Youtube.

Depois disso, vieram os discos “Remonta” (2106) e “Goela Abaixo” (2019) e shows por todo o Brasil e mais de 20 outros países, rompendo a barreira do rótulo de artista LGBT. “Liniker é uma personalidade de Araraquara e ainda representa a classe artística negra com muita legitimidade. Temos orgulho desta filha da Morada do Sol e nada mais justo que essa homenagem por meio do Prêmio Zumbi dos Palmares”, fala a deputada Márcia Lia.

Já o rapper Edgar representa a nova geração do rap nacional e foi indicado pelo reconhecimento a suas composições de embate ao racismo e à discriminação racial, pela liberdade e tolerância.

Natural de Guarulhos, Edgar Pereira da Silva ganhou visibilidade ao compor a faixa “Exu nas Escolas”, do álbum “Deus é Mulher”, da cantora Elza Soares, e depois participar da faixa “Sonar”, do disco “O Futuro não Demora”, da banda Baiana System.

Produzido por Pupillo, produtor e baterista da banda Nação Zumbi, Edgar lançou o autoral “Edgar” em 2017 e “Ultrassom” em 2018, ano em que foi indicado ao Prêmio Multishow e ao Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como Artista Revelação. O show de “Ultrassom” também entrou para a lista dos melhores de 2018 da Folha de São Paulo, Diário Online do site Popload.

“Temos que valorizar nossos talentos. É claro que este é um mês especial, de atividades de destaque da comunidade afro-brasileira, mas temos que fazer esse debate e exaltar a cultura afro o ano todo. Porque enquanto tivermos datas específicas para tratar dos temas das chamadas minorias sociais, a sociedade ainda será desigual. E nós lutamos todos os dias por uma sociedade justa, igualitária e equânime”, diz a deputada.

Em defesa da igualdade racial, a deputada Márcia Lia tem dois projetos de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Um deles é o PL 779/2019, que usa o serviço de combate ao racismo da Alesp como modelo para o programa SOS Racismo a ser instituído em todo o Estado de São Paulo.

O outro é o PL 1.182/2019, que cria o Dia de Luta contra o Genocídio da Mulher Negra no Estado de São Paulo, também chamado de Dia Marielle Franco. A proposta é realizar atividades que estimulem o debate sobre as diferentes formas de violência doméstica, em especial contra a mulher negra, para evitar situações agressões de ordem física, emocional, financeira e psicológica.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Araraquarense Liniker e rapper Edgar recebem 17º Prêmio Zumbi dos Palmares"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *