Após recorde de medalhas, escolas já podem se inscrever na Olimpíada de Astronomia

564 0

Da Redação – As 335 escolas da Secretaria da Educação na região do ABCD já podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Em 2016, foram mais 1,2 mil medalhas conquistadas por alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual. Para participar, as unidades interessadas devem se inscrever até 19 de março no site da organização (www.oba.org.br) e preencher a ficha cadastral disponível.

O principal objetivo da competição é testar o conhecimento em astronomia e aeronáutica, além de incentivar o estudo da ciência para estudantes do 1º ano Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Não é necessário um número mínimo de inscritos. As provas devem ser realizadas obrigatoriamente no dia 19 de maio, com o horário estabelecido pela própria unidade.

Na preparação para a olimpíada, alunos e professores podem acessar materiais de estudo disponíveis no portal da Sociedade Astronômica Brasileira e simulados disponíveis para tablets, smartphones e computadores. Todos os estudantes recebem certificados de participação.

Escola de Guarulhos foi destaque em 2016 – Na última edição da OBA, a unidade E.E Glauber Rocha, de Guarulhos, foi a recordista da rede com 108 medalhas, sendo 35 delas de ouro. A estratégia une aulas práticas e leitura. Para isso, a equipe de professores organiza ao longo do ano uma série de exposições e trabalhos sobre os movimentos de rotação das Terra, pontos cardeais, fases da lua, Sistema Solar até as explorações em sondas espaciais. Já com a ajuda dos livros e de instrumentos como luneta e mini telescópio, os estudantes são incentivados a imaginar o espaço sideral e os limites.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Após recorde de medalhas, escolas já podem se inscrever na Olimpíada de Astronomia"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *