Apoio comunitário de serviços tem alto desempenho na Riviera

30 0

Associação dos Amigos da Riviera promove planejamento urbano e gestão ambiental para reforçar compromisso com o bem-estar dos moradores

Da Redação – O trabalho de organizações de moradores vem se destacando em cidades por todo Brasil. Sem fins lucrativos, o modelo faz sucesso pois complementa o poder público em diversos serviços urbano-ambientais, sendo reconhecido como importante instrumento jurídico para nortear a gestão residencial e comercial, garantir comodidades e mediar conflitos nas comunidades locais.

Um exemplo de boa eficiência é a Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço, bairro planejado localizado no município de Bertioga, cuja população chega a 80 mil pessoas em época de temporada. “Temos mais de 500 colaboradores divididos nas áreas de saneamento, manutenção, segurança e administração e investimos na manutenção e conservação da infraestrutura do bairro e melhorias que proporcionem qualidade de vida aos moradores”, salienta Daniel Silveira gerente geral da entidade.

O gestor continua: “Sempre em cooperação com os órgãos públicos responsáveis, realizamos a limpeza das vias e áreas públicas de todo o bairro, fornecemos água tratada e tratamento do esgoto a 100% dos imóveis, realizamos a coleta e triagem dos resíduos, limpamos a praia, mantemos o acompanhamento ambiental com análises em nosso Laboratório, verificamos os projetos e fazemos o acompanhamento das obras particulares, damos o apoio à segurança, dentre outros serviços”.

A Riviera de São Lourenço conta atualmente com cerca de 12 mil unidades habitacionais prontas e ocupadas, distribuídas entre duas mil casas e 220 edifícios, com seis e dez pavimentos, shopping center, escolas, consultórios médico e dentário, campo de golfe, hípica, e outros equipamentos. Para atender esse público, a Associação conta com uma equipe formada por engenheiros, arquitetos, biólogos e técnicos, dentre outros profissionais, que diariamente atuam no bairro, fiscalizando e cuidando de seus equipamentos urbanos.

O gerenciamento de coleta seletiva, triagem e reciclagem de resíduos recicláveis destinou 362 toneladas de materiais em 2019. Em 2020, houve aumento de 73% na geração de recicláveis, considerando maior presença de alumínio, com aumento de 130%, seguido por plástico, com 121%; vidros, 106%; ferro, 72%; e papel, 30%.

A gestão do saneamento é outra frente de trabalho da Associação da Riviera. Com sistemas próprios de Captação, adução, tratamento e distribuição de água e coleta, recalque e tratamento de esgoto, a Riviera de São Lourenço nunca presenciou a falta de água potável de excelente qualidade. A operação de todo o sistema de saneamento do bairro é feita pela Associação, contando com uma equipe técnica exemplar.

Os esforços têm sido reconhecidos. Há 21 anos, a Riviera estabeleceu-se como o primeiro empreendimento a receber a certificação ISO 14001 para seu Sistema de Gestão Ambiental. “A melhoria contínua é uma das premissas da Certificação e estamos sempre inovando nos processos e gestão dos nossos serviços, encontrando novas soluções, otimizando recursos, minimizando os impactos ambientais e trazendo novas comodidades para os moradores”, explica Daniel.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Apoio comunitário de serviços tem alto desempenho na Riviera"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *