Animação “Café, um dedo de Prosa” tem sessão especial em SBC

133 0

No dia 26 de agosto, após a exibição do filme, equipe do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas participa de bate-papo com o público

Da Redação – São Bernardo do Campo recebe uma sessão aberta ao público da animação “Café, um dedo de Prosa” no Centro Áudio Visual, no dia 26 de agosto, às 19h. Após a exibição do longa, o diretor do filme, Maurício Squarisi e Wilson Lazaretti, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, fazem um bate-papo com o público.

A Semana Acadêmica do CAV acontece entre os dias 26 e 30 de agosto, com diversas atividades gratuitas ligadas ao audiovisual, incluindo palestras, mesas de debates, workshops e exibição de filmes.

Café, um Dedo de Prosa

Lançado em 2017, o primeiro longa-metragem de Maurício Squarisi, ‘Café, um Dedo de Prosa’, narra de modo leve e bem-humorado a história do café, mostrando sua importância na história do Brasil. Tudo começa a partir do encontro de dois amigos – Vera Holtz e Wandi Doratiotto – em uma cafeteria. Apaixonados pela bebida, eles travam um bate-papo informal e descontraído, que se mescla a uma trilha sonora original, com canções de Wandi Doratiotto e Danilo Moraes.

Acompanhando esse diálogo, o público vai descobrindo muitas curiosidades sobre a bebida mais popular do país, sua importância histórica e influência na economia, política e até na cultura brasileira. São questões como escravidão, Semana de Arte Moderna, imigração e muitas outras, apresentadas sempre de modo bem-humorado e divertido, sem abandonar a preocupação com o rigor e precisão dos fatos, baseados no livro “A História do Café”, de Ana Luiza Martins.

Com 72 minutos, o filme “Café, um dedo de Prosa” é resultado de seis anos de trabalho, concluídos em 2014. Em 2017, o filme estreou nos cinemas de São Paulo, com codistribuição da Spcine, empresa de desenvolvimento do audiovisual da Prefeitura de São Paulo, e distribuição Polifilmes. A partir deste mês de agosto, o filme estará disponível em DVD. O evento de lançamento será no dia 29 de agosto, no Museu da Imagem e do Som de Campinas (SP). Já no dia 19 outubro, “Café, um dedo de Prosa” integra a programação do Festival MIC Nossa Terra, na Cinemateca de Curitiba.

Maurício Squarisi e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

“Café, um Dedo de Prosa” é o primeiro longa-metragem de Maurício Squarisi, que nasceu em Campinas em 1958 e tem uma longa carreira no mundo da animação, como realizador de filmes e professor. No vasto currículo estão dezesseis filmes realizados como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador.

Também cartunista, Squarisi desde 1979 integra e dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, fundado por Wilson Lazaretti em 1975. Chegando aos 45 anos de atuação e mais de 300 filmes produzidos, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. São duas linhas de produção de filmes de animação: os trabalhos autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Já foram mais de 2500 oficinas de animação para crianças, jovens e adultos, em quase todos os estados brasileiros, e em países como Portugal e Moçambique, entre muitos outros. Empresas ou quaisquer interessados em saber mais e conhecer a metodologia do Núcleo para realização de oficinas, podem entrar em contato.

O blog é o http://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com/ e o canal no Facebook, @ncacampinas. Os interessados em adquirir o DVD devem entrar em contato pelo e-mail mau@lexxa.com.br.

Serviço – Exibição da animação “Café um Dedo de Prosa” na Semana Acadêmica do CAV – São Bernardo. A Sessão do filme acompanhada de bate-papo com o diretor Maurício Squarisi e Wilson Lazaretti, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. Dia: 26 de agosto de 2019 (segunda-feira), às 19h, no CAV (Centro Áudio Visual) São Bernardo do Campo – Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201 – Planalto, São Bernardo do Campo – SP, Brasil Entrada: gratuita. Programação completa da Semana Acadêmica: http://www.cav.saobernardo.sp.gov.br/semanaacademicacav2019/

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Animação “Café, um dedo de Prosa” tem sessão especial em SBC"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *