Alunos do ensino integral se mobilizam para a formação de novos clubes juvenis

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Da Redação – Com o início do ano letivo, as mais de 290 unidades de ensino integral já começaram a criar e escolher os novos clubes juvenis. Em São Paulo, os grupos fazem parte da diretriz do modelo de expansão de jornada, implantado pela Secretaria da Educação do Estado em 2012. Os coletivos são geridos pelos próprios estudantes de Ensino Fundamental e Médio, o que garante a autonomia e protagonismo.

Cada etapa, atividade e meta é planejada pelos alunos e depois aprovada por professores e direção da escola. Os ‘projetos de vida’ – documentos feitos nos primeiros dias de aula e que traçam metas e planos acadêmicos – são a principal inspiração. Teatro, cinema, moda, saúde, xadrez e fotografia são alguns dos temais mais populares.

Em Presidente Prudente, na E.E. Oracy Matricardi, o amor por games levou os alunos a criarem dois clubes no ano passado. No “Legião Games”, jogos do presente e do passado são discutidos e apresentados à nova geração. Já o pessoal do “Youtubers Games” usa como pauta para a rodas de conversa e aprendizagem audiovisual os vídeos disponíveis no youtube.

Na capital, Kayuan França usou o interesse pela história da moda para comandar o clube “Fashion Week” nas tardes da E.E Ayres de Moura. Os alunos frequentaram oficinas de modelagem, desenho e técnicas de customização. No fim do semestre, um desfile foi programado para mostrar as criações.

Escolas de ensino integral avançam no Idesp – As unidades de tempo integral da rede estadual atingiram a marca histórica de 73,4% na comparação com 2012 no Idesp 2016 (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). O índice saltou de 2,14 para 3,71. Para o cálculo, foram utilizadas as notas do Saresp nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além das taxas de aprovação, reprovação e abandono.

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