Alunos de SCS se destacam em Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

240 0

Medalhistas de ouro são convidados para as olimpíadas internacionais

Texto: Suzel Tunes (PMSCS)

Da Redação – Um grupo de alunos de escolas municipais de São Caetano do Sul vai continuar próximo aos livros mesmo no período de festas. Não que eles apresentem problema de rendimento escolar. É o contrário: são medalhistas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a OBA, e foram convidados a participar das seletivas para as olimpíadas internacionais de 2021. As provas, online, ocorrem nos dias 15/1, 05/2 e 26/2.

Em toda a rede municipal de ensino, 71 alunos do Ensino Fundamental I e II receberam medalhas de ouro na OBA. Houve também 60 medalhistas de prata e 105 de bronze. Além disso, há estudantes classificados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e premiados em outras competições acadêmicas, como Olimpíada Canguru de Matemática e Olimpíada Brasileira de Química Jr.

O secretário municipal de Educação, Fabricio Coutinho de Faria, elogia o empenho de alunos, professores e equipes gestoras que participaram desses concursos. “Em um ano tão atípico, destaco a importância em despertar o espírito de investigação e científico dos alunos, mesmo em suas casas. A casa passou a ser uma extensão da escola como um local de experimentos, estudos e, portanto, de aprendizagem. Sob orientação e estímulo dos professores, os alunos continuaram a descobrir novos saberes, mitigando as perdas educacionais geradas pela pandemia.”

A professora de Matemática Kelly Carraro, coordenadora da OBA na EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer, diz que ficou bastante satisfeita com a participação voluntária dos alunos. “Sessenta e seis alunos fizeram as provas”, conta. Para a professora, além da experiência de participar de uma prova externa – uma das várias que enfrentarão ao longo da vida estudantil – a olimpíada motiva os alunos a se dedicarem ainda mais aos estudos.

SELETIVAS  DA OBA

De acordo com o regulamento da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, os alunos do Ensino Médio e 9° ano do Ensino Fundamental que conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica foram pré-selecionados para três provas seletivas que ocorrerão no início de 2021.

Se aprovados nessas provas, participarão de treinamento para compor as equipes brasileiras nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021: a International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (ou a Global e-Competition of Astronomy and Astrophysics, caso seja virtual) e a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Alunos de SCS se destacam em Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *