Alunos de São Caetano aprendem sobre posse responsável de animais

855 0

Da Redação – O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul está promovendo um ciclo de palestras sobre posse responsável de animais até o fim do ano. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa está passando pelas escolas do Ensino Fundamental.

Alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Dom Benedito Paulo Alves de Souza e Sylvio Romero já aprenderam mais sobre o tema de forma lúdica em sala de aula. Nesta quinta-feira (10/9), a EMEF Padre Luiz Capra recebeu duas apresentações. Na oportunidade, também estão sendo distribuídos aos estudantes livretos educativos, doados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo.

Para o coordenador do CCZ, Reinaldo Alberto Perez, o público-alvo escolhido é formador de opinião. “Nesta faixa etária, as crianças são multiplicadoras de informação. Estão bem plugadas na internet. Têm convicção e já cobram os pais e os vizinhos. É importante que estejam preparadas e tenham o entendimento perfeito do perfil social e do tempo que duram as vidas de um cão e de um gato. A graciosidade do filhote passa com os anos. Os animais ficam idosos. E é neste momento que eles mais precisam de cuidados.”

“Estamos trabalhando com a conscientização, usando como base os livretos, com menos termos técnicos. Muito embora a Prefeitura tenha ações de castração, para evitar a procriação, o que reduz o número de abandonos, e ainda conte com as feiras de adoção do Miaudote, onde os animais são castrados, vacinados, vermifugados e chipados pelo CCZ. Os chips são estratégicos. Contêm dados que ajudam a monitorá-los em caso de perda ou responsabilizar os donos se os animais forem abandonados”, completou.

No Miaudote, os veterinários do Centro Integrado de Vigilância à Saúde (Civisa) Dr. Oswaldo Cipullo fornecem orientações sobre como melhor adequar o novo membro à família. Escolas municipais, estaduais e particulares, condomínios, igrejas, grupos de escoteiros, instituições, empresas e setores da Administração podem solicitar a apresentação da palestra. Mais informações pelo telefone 4238-8170 ou pelo e-mail ccz@saocaetanodosul.sp.gov.br.

Cidade modelo no trato animal – São Caetano é considerada uma cidade modelo no trato animal. Conta com Canil e Gatil Municipal e o sucesso das feiras de adoção do Miaudote. Desde 2013, mais de 300 cães e gatos foram adotados. Também liberou a entrada de cachorros acompanhados dos donos, todos os dias, das 6h às 20h, no Parque Catarina Scarparo D´Agostini (Rua Ângelo Aparecido Radim, 90, Bairro São José), conhecido como Chiquinho.

Para o acesso livre ao espaço de lazer, os pets têm de estar com coleira e guia curta de condução. É obrigatório focinheira para as raças pit bull, rottweiller, mastim napolitano, american stafforshire terrier e raças derivadas (lei estadual 11.531) e coletor de fezes (cata-caca). É recomendável placa de identificação e levar bebedouro portátil, além de manter a carteira de vacinação em dia.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Alunos de São Caetano aprendem sobre posse responsável de animais"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *