Alunos de Ribeirão acompanham confecção da decoração natalina

104 0

Estudantes que arrecadaram materiais recicláveis visitaram espaço onde artesãos estão produzindo enfeites para a Vila do Doce

Da Redação – Alunos das escolas municipais Eng. Carlos Rohm I e II e Sebastião Vayego de Carvalho que conquistaram o segundo lugar na Gincana Cooperativa visitaram, na última semana, o Parque Pérola da Serra. Durante o passeio, realizado no final da última semana, tiveram oportunidade de acompanhar artesãos trabalhando na confecção de enfeites natalinos com as garrafas PET que ajudaram a arrecadar.

Sob a coordenação de Rozi Zampirou, curadora da Galeria das Artes do Fundo Social de Ribeirão Pires, as garrafas arrecadadas pelos estudantes já foram cortadas e estão ganhando formas natalinas. O trabalho está sendo executado nas dependências do Centro Cultural da cidade. Foram arrecadas pelas duas unidades escolares, durante a Gincana Cooperativa, 24 mil garrafas PET.

Durante a visita, os alunos também conheceram o Parque Pérola Municipal Pérola da Serra, recentemente revitalizado pela Prefeitura. O passeio ecológico foi guiado por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, que apresentam as espécies de árvores frutíferas e nativas que embelezam o local.

A Gincana Cooperativa, realizada entre os dias 8 de outubro e 8 de novembro, envolveu cerca de dois mil alunos do Ensino Fundamental I e II. O 4º ano A da Escola Municipal Engº Carlos Rohm foi o campeão e o segundo lugar ficou para o 6º ano B. Já na Escola Municipal Sebastião Vayego de Carvalho, quem levantou o troféu foi o 1º ano A, enquanto o 4º ano B terminou a Gincana em segundo lugar. 

As turmas vencedoras de cada escola participaram, na última quinta-feira, dia 21 de novembro, de passeio à Torre de Miroku, importante ponto turístico de Ribeirão Pires. Além dos passeios, a equipe de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente promoveu, nas escolas, palestras sobre “Garrafas PET e Reciclagem”.

Nessa segunda edição da Gincana Cooperativa, além das garrafas, as tampinhas das PET serão encaminhadas para APRAESPI – Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Pires. Os recursos arrecadados serão revertidos para compra de cadeiras de rodas.

Outra importante ação da Gincana é que parte das garrafas e materiais não utilizados para a decoração do projeto “Natal Espetacular” serão destinados para a Cooperpires – Cooperativa de Catadores de Ribeirão Pires, que encaminha para reciclagem.

“O projeto proporciona a integração de outros setores, garantindo valorização artística e, com as crianças, o estímulo da cidadania”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social da cidade, Flávia Dotto.

A ação promovida por meio do Fundo Social de Ribeirão Pires tem por objetivo estimular a preservação do meio ambiente e também é oportunidade para o desenvolvimento do turismo, com a criação de novos atrativos na cidade, neste caso, com a decoração do da Praça Central da Vila do Doce.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Alunos de Ribeirão acompanham confecção da decoração natalina"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *