Alunos de percussão do Centro de Música de SBC visitam a Unesp

197 0

Referência na linguagem musical, programa foi destacado na gestão do prefeito Orlando Morando

Texto: Ana Carolina Martins (PMSBC)

Da Redação – Cerca de 30 alunos de seis turmas do curso de percussão do Centro Livre de Música (CLM), na Vila Gonçalves, visitaram na segunda-feira (21/10) a Universidade Estadual Paulista (UNESP), no Centro de São Paulo.

Referência na linguagem musical em São Bernardo, a partir da gestão do prefeito Orlando Morando, o CLM tem desenvolvido inúmeras práticas. “A prioridade da gestão é implantar um modelo inclusivo, desenvolvendo atividades culturais para todas as faixas etárias. E isso vem ocorrendo frequentemente”, destacou o prefeito.

Durante a atividade, os participantes conheceram o laboratório do PIAP (Grupo de Percussão do Instituto de Artes), da instituição de ensino, onde mostraram os instrumentos como maromba, xilofone, tan tan, entre outros, e suas interações. Além disso, acompanharam o recital de finalização de curso de um dos alunos da UNESP.

Para o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, os alunos do CLM tiveram a oportunidade de interagir com o acadêmico. “Esta atividade proporcionou a troca de experiências, entre conteúdo e vivência, além da ampliação de conhecimento do universo da percussão”, disse.

O aluno José Luiz Soares Neto, 54 anos, morador do Centro, fala da sua admiração em conhecer a universidade. “Fiquei emocionado de visitar a estrutura, prestigiar o recital e ter informações da parte didática e profissional da instituição”, declara ele, que iniciou o curso de percussão no CLM para aprimorar suas práticas com os instrumentos e hoje está no penúltimo nível dos quatro módulos.

PIAP – Formado por alunos de percussão da UNESP, o Grupo PIAP foi criado por John Boudler, em 1978, para o aperfeiçoamento acadêmico-artístico de seus integrantes e como meio de divulgação do repertório deste instrumento no Brasil. Em 41 anos de ação, vem firmando-se no cenário artístico nacional por meio de concertos e gravações em disco, rádio e televisão.

Centro Livre de Música (CLM) – O Centro Livre de Música (CLM) conta com cursos de teoria musical, viola caipira, violão, acordeom, metais, madeiras e cordas, além do grupo de canto coral municipal, infantil e de formação. Com dois anos de existência, o espaço conta com 1.120 alunos, que se apresentam pelos espaços da cidade, levando e incentivando a musicalidade. Além disso, possui parcerias com o Coral Bicchieri D’oro e Orquestra de Viola Caipira, bem como com o Fundo Social de Solidariedade realizando aulas nas entidades.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Alunos de percussão do Centro de Música de SBC visitam a Unesp"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *