Alunos de escolas municipais de Ribeirão passam por avaliação bucal

259 0

Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Saúde, realizam atividades para orientação e prevenção a doenças

Da Redação – Alunos da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires participam de ação de prevenção à doenças e promoção da saúde bucal. Nesse mês, estudantes com até 10 anos – e autorização prévia dos pais ou responsáveis – recebem avaliação bucal gratuita, dentro da própria escola.

Mais de 2 mil crianças passaram por triagem com dentista da Secretaria de Saúde municipal, em ação conjunta com a Secretaria de Educação, dentro do Programa Saúde na Escola (PSE).

Após a triagem, os alunos são separados em cinco categorias, de acordo com a avaliação odontológica: categoria A – sem problemas bucais; categoria B – com algum tipo de restauração já efetuado nos dentes, mas sem novos problemas; categoria C – pequenos riscos e pontos nos dentes que demandam apenas acompanhamento dos profissionais e reforço na higienização; categoria D – cáries ou gengivite; categoria E – casos mais críticos como problemas na raiz do dente. Os alunos classificados nas últimas categorias já foram encaminhados para tratamento gratuito no Complexo Odontológico da cidade.

“O trabalho principal é de prevenção. A grande vantagem da avaliação odontológica é que casos identificados com algum tipo de problema são encaminhados para tratamento, impedindo o desenvolvimento das lesões”, explicou a coordenadora do Programa de Saúde Bucal da cidade, Márcia Itamoto.

Durante o processo de avaliação, também foram identificados os casos em que é necessária aplicação de flúor. Os alunos irão fazer esse procedimento na própria escola, com a supervisão dos dentistas da Prefeitura.  As atividades do PSE também incluem orientações aos estudantes e a realização de palestras em escolas da cidade sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal – tanto para as crianças, quanto para seus familiares.

Lançado em Ribeirão Pires 2017, o Programa Saúde na Escola beneficia os cerca de 9 mil estudantes das 33 escolas da rede municipal de ensino. O objetivo do Programa é promover a saúde dos estudantes através de ações integradas das redes de serviços municipais.

O programa é resultado de parceria entre a Secretaria da Saúde e de Educação. Entre as ações implementadas, estão palestras e atividades sobre alimentação saudável, Combate ao Bulliyng, a importância da atualização da caderneta de vacina, entre outras.

“As atividades são realizadas de acordo com cada faixa etária do aluno e têm sido executadas com integração dos setores da Saúde e Educação. Dessa forma, estamos promovendo o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas”, afirma a secretária de Educação, Flávia Banwart.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Alunos de escolas municipais de Ribeirão passam por avaliação bucal"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *