Alunos de escola no Jardim Represa são campeões nacionais em leitura

613 0

Da Redação – Uma sala de aula e um aluno da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Antonio dos Santos Farias, no Jardim Represa, em São Bernardo, foram vencedores da Copa Arkos de Leitura, que premia estudantes, de todo o Brasil, que mais leem livros ao longo do ano. Para uma das professoras da unidade, Cristiane Andrade Lopes, a condecoração comprova que mesmo escolas inseridas em comunidades carentes, distantes do Centro, são capazes de fazer com que os alunos tenham acesso completo ao mundo das letras e da literatura. Participaram da Copa Arkos 60 mil alunos de todo o País.

“Os alunos de um bairro da periferia não podem menos por causa dessa condição econômico-social. Ao contrário, eles têm muito potencial e, para vencer, precisam ser adequadamente estimulados”, disse Cristiane.

No início, essa motivação extra começou como uma brincadeira, já que o Arkos é um portal de incentivo à leitura que usa conceitos comuns em jogos. Ou seja, quanto mais o aluno lê, mais pontua, avança no ranking e ganha medalhas.

Na Emeb Antonio dos Santos, as crianças eram desafiadas constantemente a serem finalistas nesse jogo, que consistia em responder perguntas sobre os livros lidos. Essa estratégia deu certo já que a aluna Maria Eduarda Logli, do 5º ano, leu mais de 100 livros durante o período do campeonato, de março a outubro do ano passado. Apenas ela respondeu a mais de 1,3 mil questões a respeito das leituras realizadas.

“Eles ficaram sedentos por ler, já que a proposta foi além da competição, do lúdico, da brincadeira. Com esse incentivo à leitura, conseguimos mostrar para toda a turma que, independente de onde se está, é possível correr atrás de seus sonhos. Foi um orgulho muito grande ver alunos da periferia como finalistas da Copa, à frente de muitos outros. Principalmente quando se considera que são crianças que, em geral, chegam ao primeiro ano sem ter tido qualquer acesso ao mundo letrado”, contou Cristiane.

Como o incentivo à leitura reforça, também, a capacidade de escrita dos alunos, a competição acabou resultando na produção de dois livros, independentemente da Copa Arkos. O primeiro foi sobre contos e aventuras e, o segundo, a respeito de lendas brasileiras. “A leitura de cada livro, com suas nuances e histórias misteriosas, é um encanto por si só. Consagrar-se vencedor nessa modalidade, com certeza, deixa um legado ainda maior. Por isso, nossos alunos ganharam muito com a leitura”, disse Eloá Flores, diretora da Emeb.

A Emeb conta com 800 alunos, incluindo a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Campeonato – O Arkos movimentou a vida de alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de todo País. Participaram 60 mil alunos, 2 mil turmas, 400 escolas e 150 municípios de 24 estados brasileiros. Os alunos responderam a nada menos do que 25 milhões de perguntas, sobre 2 milhões de livros, correspondendo, aproximadamente, a 60 milhões de páginas lidas.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Alunos de escola no Jardim Represa são campeões nacionais em leitura"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *