Alunos de Ensino Médio se destacam em competições acadêmicas e projetos científicos

28 0

Da Redação – Em São Caetano do Sul, conquistar uma vaga na universidade não é a única razão de ser dos alunos do Ensino Médio. A partir de uma visão integral do ensino, a rede municipal busca formar cidadãos dotados de autonomia e protagonismo que, ao ingressarem num curso superior, terão condições de se envolverem ativamente no processo de formação profissional.

Ao longo dos três anos do Ensino Médio, os alunos participam de diversas atividades extracurriculares que, além de complementarem a formação regular, estimulam a capacidade de pesquisa, a criatividade e o espírito de equipe. Além disso, os alunos de Ensino Médio de São Caetano apresentam uma monografia ao final do curso (o chamado TCC). “É uma vivência que antecipa conhecimentos que serão adquiridos na universidade”, diz a secretária de Educação, Janice Paulino César.

A secretária explica que a realização de projetos faz parte de um programa de alfabetização científica – desenvolvido pela Secretaria de Educação e pelo Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns) – que começa ainda no Ensino Fundamental. “Uma sociedade alfabetizada cientificamente pode debater com maior conhecimento sobre o consumo e os desafios do meio ambiente, dentre outros assuntos fundamentais”, afirma Janice César. Como resultado dessa formação, São Caetano tem colecionado bons resultados em competições e eventos acadêmicos. Confira alguns exemplos:

OBMEP 2017 – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas: Passaram para a segunda fase da Olimpíada três alunos da EME Professor Vicente Bastos: Beatriz Bucci da Silva (2º ano), Dario Rosto Della (3º ano) e Lucas Teixeira Silva (3º ano). A divulgação dos premiados será no dia 22 de novembro.

Olimpíada de Matemática do Grande ABC – O aluno Thiago Michel de Mendonça, do primeiro ano do Ensino Médio da EME Professora Alcina Dantas Feijão foi classificado para a segunda fase da competição.

OBA 2017 – Olimpíada Brasileira de Astronomia: Esther Pace, aluna da EME Professora Alcina Dantas Feijão, conquistou medalha de bronze na competição.

25º Simpósio Internacional de Iniciação Científica: Em setembro, no 25º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, os alunos Marcos Fernando Teixeira Júnior, Mariana Matos Tertuliano e Sylvia Hiromi Masuno apresentaram trabalho intitulado “Análise dos impactos socioambientais do processo de verticalização em São Caetano do Sul”.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Alunos de Ensino Médio se destacam em competições acadêmicas e projetos científicos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *