Alunos da rede estadual podem viver a rotina da Alesp por dois dias

647 0

Da Redação – Os jovens que queiram se aproximar da rotina do Poder Legislativo podem participar do Parlamento Jovem Paulista. Os 47 selecionados pelo concurso serão deputados por dois dias e poderão vivenciar a rotina de uma casa legislativa. A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) recebe, de 5 de fevereiro a 9 de março, projetos de lei escritos pelos candidatos.

Podem participar do programa alunos com idade entre 14 e 21 anos e que estejam cursando o 9º ano do Ensinos Fundamental, Médio ou Técnico. Para se inscrever, o jovem deve preparar um trabalho na forma de projeto de lei, conforme orientações do manual do candidato (disponível em https://goo.gl/tTvg8n ) e procurar a diretoria da escola em que estuda.

A Alesp divulgará os 47 selecionados em 2 de abril. Nos dias 26 e 27 de abril, os estudantes selecionados poderão vivenciar, toda a rotina de uma casa legislativa, passando por eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação e votação de projetos de lei, tramitação nas comissões até o momento em que a proposta se torna lei. Ao final do processo, haverá uma sessão especial do Legislativo dirigida por 47 jovens parlamentares.

Cidade em Jogo – Para aprender mais sobre cidadania e política, os alunos da rede também podem utilizar o game educativo “Cidade em Jogo”, desenvolvido pela Fundação BRAVA e pelo Brazil Institute do Woodrow Wilson Center. Online e gratuito, o jogo simula o processo de tomada de decisões dos prefeitos na escolha de políticas públicas. Para interagir com o game, basta acessar http://cidadeemjogo.org.br/ .

A plataforma ainda oferece uma área restrita ao professor com conteúdos complementares, sugestões de aplicação do game em sala de aula e, ainda, a possibilidade de iniciar uma rodada exclusiva do jogo com seus alunos que gera um relatório de desempenho de cada jogador.Alckmin autoriza investimento de R$ 86,9 milhões para construção de 2.485 moradias em 34 municípios.

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Alunos da rede estadual podem viver a rotina da Alesp por dois dias"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *