Alunos da Oscar Niemeyer usam publicação da Pró-Memória em trabalho

245 0

Texto: Caio Bruno (Fundação Pró-Memória de SCS)

Da Redação – Os 135 alunos do 2º. ano do Ensino Médio da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Arquiteto Oscar Niemeyer realizaram atividade multidisciplinar baseada no livro São Caetano em Crônicas publicação editada pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul em 2018. O trabalho foi exibido na última sexta-feira (22/11) no colégio e contou com a presença da coordenadora-geral da FPM, Márcia Gallo, e da pesquisadora Cristina Ortega, organizadora do livro.

“Parabenizo a todos os envolvidos pelo velo trabalho que mostra o a importância de nossa missão de promover e preservar a história e a memória da cidade”, afirmou Márcia Gallo.

Cada uma das turmas desenvolveu uma reportagem inspirada em crônicas do livro, com assuntos como o Museu Histórico Municipal, a Igreja Matriz Sagrada Família, o falecimento do Padre Alexandre Grigoli e o Rock ‘n Roll, totalizando um vídeo de 21 minutos.

Ortega destacou aos alunos o processo de produção, leitura, seleção e organização da obra e contou um pouco da história do Jornal de São Caetano. “Recomendo a todos vocês que conheçam o nosso Centro de Documentação e pesquisem no acervo em busca de inspiração para novos trabalhos como este”, disse.

Livro

São Caetano em Crônicas é uma coletânea de notícias, artigos e crônicas, publicados no Jornal de São Caetano, no período de 1946 a 1979, que foi organizada tendo em vista aspectos da vida política, econômica, social e cotidiana da cidade, além de acontecimentos pitorescos que tiveram relevância na época. Informações históricas complementares enriquecem o conteúdo e situam o leitor em cada notícia. A publicação é um convite à análise de como um meio de comunicação pode ser importante ferramenta de compreensão da sociedade e à contextualização da memória local. Entre os 70 textos selecionados estão escritos de personalidades históricas do município como Ítalo Dal’Mas, Mário Botteon e Mário Porfírio Rodrigues.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Alunos da Oscar Niemeyer usam publicação da Pró-Memória em trabalho"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *