Alunos da EMEE Olga Benário Prestes ajudam a transformar bairro

55 0

Da Redação – “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Essa frase do líder pacifista Gandhi inspirou alunos da EMEE Olga Benário Prestes a elaborar um projeto que deu nova vida ao Jardim Diadema, na região central, envolvendo poder público, vizinhos da escola, pais, alunos, funcionários e comunidade com o objetivo de propor mudanças no entorno.

Para marcar a finalização deste projeto, foi realizada uma ação no último sábado, 05/10, que contou com plantação da horta comunitária, grafite nos muros, premiação das Olimpíadas de Matemática 2019, oficina de compostagem, oficina de culinária com o chef Marcelo Faria, além da apresentação dos trabalhos da Mostra Cultural.

“O projeto é muito importante porque a comunidade está se sentindo parte desse processo. Entendemos que a mudança precisa partir, também, do cidadão. Então, quando a escola abre as portas e se envolve com a comunidade há perspectiva de uma grande mudança no entorno”, comentou a chefe de gabinete Caroline Rocha.

Durante o projeto, que teve início no começo do ano, os alunos trabalharam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “Tudo gira em torno da questão de entendermos que nós somos cidadãos e podemos fazer a diferença. Junto com os professores, pensamos qual seria o tema ideal para estreitar a relação entre comunidade, pais e alunos e escolhemos os 17 ODS. Cada sala escolheu um objetivo de acordo com o interesse dos alunos. O principal foco é estreitar as relações e entender que podemos fazer a diferença”, disse o diretor da EMEE Olga Benário Prestes, Joelmir Tonieti Pedro.

“Aprendemos que o primeiro meio ambiente deve ser nós mesmos. Quem não cuida de si, não pode cuidar do outro. Podemos fazer a nossa parte e fazer pouco é muito melhor do que não fazer nada. Dialogamos e discutimos coletivamente sobre nossos problemas buscando soluções em conjunto, um apoiando o outro”, completou Lara Lima de Araújo, de 10 anos

Foram realizadas diversas ações envolvendo várias parcerias, desde as secretarias de Educação, Meio Ambiente, Serviços e Obras, Segurança Alimentar, Transportes até o Instituto Matéria Rima, Circo Escola, Shopping Praça da Moça, entre outros.

A Secretaria de Transportes, por exemplo, efetuou a sinalização de solo, modificação de placas, além de mudança na rotatória que, em parceria com a Secretaria de Serviços e Obras, recebeu um jardim. “A sinalização melhora todo entorno da escola e facilita a chegada. Vamos colocar, ainda, placa com sinal de deficiente auditivo para as pessoas saberem que é uma escola com alunos surdos”, explicou o secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves.

“É um espaço de cidadania, educação, onde promovemos o mais importante de qualquer cidade que é a interação entre comunidade e escola. Dialogar só faz com que a nossa sociedade cresça a cada dia”, destacou o secretário de Educação, Cacá Vianna.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Alunos da EMEE Olga Benário Prestes ajudam a transformar bairro"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *