Alunos do EJA recebem atendimento oftalmológico gratuito

796 0

Da Redação – Nesta segunda-feira, 27, a doméstica Rosana Ferreira Carvalho, de 37 anos esteve no Centro de Especialidades da Avenida Ramiro Colleoni, no Centro, para realizar exames de acuidade visual, dentro do programa ‘Visão para Todos’. A ação acontece com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Movimento de Alfabetização de Adultos (Mova), envolvendo 132 estudantes até o fim do mês de julho, além de outros 192 que farão até o fim deste ano, totalizando 324. Após a avaliação, os casos mais sérios serão encaminhados para tratamento especializado na rede municipal de saúde.

A ação chega aos adultos este ano graças a uma parceria firmada entre a Secretaria de Educação, de Saúde e o Lions Club Santo André Centro e que começa em sala de aula, onde os professores conversam sobre as dificuldades de visão destes alunos, encaminhando posteriormente para o programa. Rosana percebeu que algo estava errado quando sentiu ardência nos olhos e não conseguia ver bem de perto, nem de longe. “Quando estou em ambientes escuros sinto meus olhos arderem, vejo embaçado e sei que tem algo errado”, apontou. Em menos de um mês, a doméstica passou pelo processo de entrevista em sala de aula até a realização dos exames nesta segunda.

O secretário de Educação, Gilmar Silvério, esteve presente na Unidade de Saúde para acompanhar o procedimento dos exames. “Importante ressaltar a valiosa presença do Lions Club, sem eles não seria possível atender aos alunos. Com esforço, dedicação e amor, conseguimos mobilizar sociedade civil e poder público, dando passos importantes para contemplar o maior número de pessoas”, ressaltou. A medida, complementou Silvério, é um instrumento para qualificar o aprendizado e contribuir, inclusive, para a diminuição da evasão escolar.

Educando com Visão – O projeto voltado para as crianças também já começou este ano. Os professores já começaram a fazer os exames de acuidade nas escolas, e o  mutirão em que as crianças com suspeita de problemas de visão deverão passar por exame com oftalmologista deve acontecer em maio. A ação é realizada há 12 anos em parceria com outra instituição andreense voltada para o voluntariado, o  Rotary Club Santo André – Norte.  Nesse período, cerca de três mil alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Santo André passaram por exames de vista nos mutirões do Programa Educando com Visão e 1,8 mil ganharam óculos de graça ou foram encaminhados para tratamento especializado.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Alunos do EJA recebem atendimento oftalmológico gratuito"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *